Conforme um comunicado da Assembleia Nacional de Cabo Verde, a candidatura de Lúcia Passos foi realizada em nome da Comissão Regional da África Ocidental, sendo que antes decorreu um “renhido processo” de disputa interna com a concorrente da Costa do Marfim que a parlamentar cabo-verdiana venceu por 65% dos votos validamente expressos.
A disputa final ao cargo de Presidente da referida Comissão foi, ainda segundo a mesma fonte, contra a concorrente da República Saharawui Democrática, tendo a Deputada Lúcia Passos vencido por 71,42% dos votos.
A tomada de posse como Presidente da Comissão Permanente para a Igualdade de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência no Parlamento Pan Africano aconteceu na tarde de ontem terça-feira, 7 de Maio, na sede desta Comissão Permanente que fica na Cidade de Midrand, África do Sul.
“Todos os Deputados cabo-verdianos que integram este órgão legislativo da União Africana (UA) envolveram-se na campanha a favor da Deputada Lúcia Passos e de Cabo Verde”, lê-se no comunicado.
O grupo nacional ao PAP é constituído pelos Deputados Hélio Sanches (MpD) - que também preside o Grupo Regional da Africa Ocidental – bem como por Lúcia Passos (MpD), Nelson Brito (MpD), Felisberto Vieira (PAICV) e Estevão Rodrigues (PAICV).