Artigos sobre Parlamento Pan-Africano
Parlamentares africanos pedem aumento de orçamentos para combater a tuberculose
Parlamentares africanos pediram hoje, na Praia, compromissos colectivos e aumento dos orçamentos de Estado na área da saúde para combater as causas e eliminar a tuberculose do continente até 2030.
Lúcia Passos eleita presidente da Comissão Permanente para a Igualdade de Género do Parlamento Pan-Africano
A deputada cabo-verdiana Lúcia Passos (MpD) acaba de ser eleita presidente da Comissão Permanente para a Igualdade de Género, Família, Juventude e Pessoas com Deficiência do Parlamento Pan-Africano (PAP), informou hoje fonte oficial.
Hélio Sanches discute com Júlio Herbert ratificação do Protocolo de Malabo
A ratificação do Protocolo de Malabo foi um dos assuntos debatidos, esta manhã, durante o encontro entre Hélio Sanches, eleito Presidente do Grupo Regional da África Ocidental, no Parlamento Pan Africano, e o Ministro-adjunto do Primeiro-Ministro para a Integração Regional, Júlio Herbert.
Roger Nkodo Dang, presidente do Parlamento Pan-Africano: “Podemos aprender muito com Cabo Verde em matéria de democracia”
O Parlamento Pan-Africano, que agrupa 55 países do continente, tinha até agora como função verificar o funcionamento de outros parlamentos do continente, mas com a assinatura do protocolo de Malabo (Guiné-Equatorial), pelos estados membros, em 2014, passará a poder legislar sobre questões como a livre circulação de bens e pessoas nos países africanos. Para sensibilizar as autoridades cabo-verdianas para a ratificação do referido protocolo, esteve na passada semana na Praia o presidente do Parlamento Pan-Africano, o camaronês Roger Nkodo Dang. O diplomata de formação que é candidato a um segundo mandato diz que parte com a convicção do apoio de Cabo Verde à sua reeleição e que leva a garantia de que o protocolo de Malabo será ratificado pelo Parlamento.
Destaques da edição 856 – 25 de Abril
Nesta edição, o Expresso das Ilhas dá destaque à entrevista com Janira Hopffer Almada: “O MpD fez uma campanha à esquerda e agora quer governar à direita”.
mais