​Governo leva ao parlamento proposta de lei para permitir transplantes renais

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,4 fev 2022 15:01

O Governo vai levar ao parlamento a proposta de lei para enquadrar legalmente a realização de transplantes renais em Cabo Verde. A iniciativa, a ser apresentada na sessão parlamentar da próxima semana, visa garantir mais uma opção de tratamento para os pacientes que sofrem de doença renal crónica avançada, anunciou hoje o ministro da Saúde.

Arlindo do Rosário falava à imprensa à margem do acto central de comemoração do Dia Mundial de Luta Contra o Cancro, que decorreu hoje, em São Vicente.

“Isto poderá vir a dar uma resposta à problemática da insuficiência renal crónica terminal, que é a possibilidade de avançarmos aqui em Cabo Verde para o transplante, sobretudo renal. Estamos a trabalhar neste processo e precisamos primeiramente da legislação que irá permitir o transplante, sobretudo do dador vivo”, anuncia.

O transplante de rim oferece aos pacientes em diálise a chance de uma maior independência e melhor qualidade de vida.

“Nós sabemos que, para os doentes renais, a hemodiálise não é uma solução definitiva. A solução definitiva passa pelo transplante. E temos doentes renais em idade relativamente jovem que vão precisar avançar para o transplante. Pode parecer um sonho mas não é. É realizável”, assegura.

O transplante é considerado a mais completa alternativa de substituição da função renal, uma vez que para além da melhoria da qualidade de vida, garante mais liberdade na rotina diária do paciente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,4 fev 2022 15:01

Editado porAndre Amaral  em  25 out 2022 23:27

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.