Novos embaixadores destacam possibilidades de cooperação na economia, saúde, ambiente e pesca

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,18 mar 2022 8:34

Quatro embaixadores apresentaram esta quinta-feira as cartas credenciais ao Presidente da República, no Palácio do Povo, no Mindelo, trazendo as possibilidades de cooperar com Cabo Verde nas áreas da economia, ambiente, turismo, saúde, educação e pesca.

O primeiro embaixador a entregar as cartas credenciais foi o da Roménia, Nicolae Nastace, que terá residência em Dacar (Senegal). O diplomata disse que após dois anos de pandemia da covid-19 este é o momento de relançar e intensificar a cooperação entre a Roménia e Cabo Verde.

“O objectivo da minha missão em Cabo verde é de relançar, aprofundar e diversificar a relação bilateral entre a Roménia e a República de Cabo Verde, em todos os domínios a nível bilateral e multilateral, como também nos domínios económicos, educacionais, culturais e científicos”.

Seguiu-se o embaixador da Bulgária, Ivan Anguelov Naydenov, cuja residência será em Lisboa (Portugal). O mesmo destacou que Cabo Verde e Bulgária são países amigos e mantêm uma relação política ao mais alto nível, lembrando que “há três anos o primeiro-ministro de Cabo Verde fez uma visita oficial àquele País”, que este ano “chegaram, pela primeira vez, quatro aviões com turistas búlgaros à ilha do Sal” e espera que “mais turistas possam vir a Cabo Verde”.

Sobre a cooperação, Ivan Anguelov Naydenov disse ter discutido com o Presidente da República, as possibilidades de parceria nas áreas da “agronomia, do ambiente, da medicina humana, do turismo e em outros domínios de interesse de Cabo Verde”.

Também destacou e felicitou a parceria entre Cabo Verde e a União Europeia (EU) que, entre outras áreas, tem foco no “crescimento económico durável e na segurança das fronteiras”, salientando que ela “beneficia Europa e Cabo Verde” e, sendo um país membro da UE, mostrou o interesse do Governo Búlgaro em intensificar a cooperação no futuro com o arquipélago.

Por sua vez, o embaixador da Coreia, Ji-Joon KIM, que terá residente em Dacar, disse que “Cabo Verde é muito bonito”, “parece o Havaí do Atlântico”, uma “música muito bela, uma cultura rica e uma gastronomia variada e excelente”.

Em termos de cooperação, mostrou interesse na área das pescas, mas mostrou abertura em aprofundar avançar para outras áreas de negócios e investimentos referindo que o País tem muitas potencialidades.

“Temos muito interesse na área das pescas, mas há muitas possibilidades de cooperação no País. Vamos analisar internamente alguma coisa específica para aprofundar as nossas relações”, frisou.

Por último, o embaixador do Bangladesh, Tarik Ahsan, que terá residência em Lisboa, revelou que ficou muito agradado com as boas vindas que recebeu do Presidente da República e no “interesse que ele mostrou nas relações bilaterais entre Bangladesh e Cabo Verde”.

“Estou muito interessado e o meu Governo também em criar bases de desenvolvimento aqui em Cabo Verde e estou muito surpreendido com o desenvolvimento que houve no País nas duas décadas e nós vamos tentar cooperar a nível internacional”, afirmou, manifestando o “desejo de que Cabo Verde continue com esse progresso e prosperidade”.

Segundo a mesma fonte, neste momento, a ideia é “tentar fortalecer e desenvolver as relações com Cabo Verde com foco nas áreas económicas, na partilha de experiências em investimentos e no espírito da sã cooperação”.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,18 mar 2022 8:34

Editado porAndre Amaral  em  11 ago 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.