Num comunicado publicado no Facebook da Presidência da República, José Maria Neves refere que os estudantes enfrentam dificuldades para receber as ajudas dos pais e os apoios sociais do Governo, desde que a Rússia foi banida do Sistema de Pagamento Internacional (SWIFT).
“A FICASE já não consegue fazer a transferência do subsídio complementar às bolsas de estudo desde o 1º trimestre de 2022”, conta.
Neste sentido, o PR recebeu hoje, em audiência, os pais de um estudante e um trabalhador que se encontram em Moscovo, tendo apresentado as suas inquietações face à situação reinante na Rússia.
O Presidente da República garante que, desde a primeira hora, tem acompanhado esta questão com muita atenção e tem feito diligências junto do Governo no sentido de se encontrar a melhor solução para assegurar as transferências do subsídio complementar às bolsas de estudo aos estudantes e garantir o bem-estar e a segurança de todos os cabo-verdianos naquele país.
De referir que actualmente, na Rússia, cerca de 50 cabo-verdianos.
Numa conferência de imprensa sobre a criação de uma comissão interministerial de acompanhamento de nacionais cabo-verdianos residentes em zonas de conflito na Europa, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Figueiredo Soares apontou que estão identificados pelo menos 50 estudantes cabo-verdianos na Rússia com bolsa de estudo atribuída por Cabo Verde ou com ajuda garantida pela Fundação Cabo-verdiana de Ação Social e Escolar (Ficase).
“Não têm recebido [as bolsas] de forma regular. Têm recebido com alguma dificuldade devido às sanções impostas à Federação Russa, têm-se queixado de algumas dificuldades. Nós estamos a tentar resolver, ver qual é o caminho mais fácil para ultrapassar as dificuldades”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros de Cabo Verde, Rui Figueiredo Soares.
Entretanto, a embaixada da Rússia garantiu, através de um comunicado, que tem cumprido o pagamento de bolsas de estudo através de transferências mensais para as contas bancárias dos estudantes cabo-verdianos e que apresentou há algum tempo as suas sugestões quanto a eventual mecanismo oficial de envio de apoio tradicionalmente atribuído aos mesmos.