PR envia condolências à homóloga da Grécia

PorSheilla Ribeiro,6 mar 2023 12:10

O Presidente da República enviou hoje uma carta de condolências à Presidente da Grécia, Katerina Sakellaropoulou, apresentando a sua consternação pelo trágico acidente ferroviário, resultado da colisão de dois comboios, ocorrido na noite do dia 28 de Fevereiro.

“Neste momento de grande dor e de luto, expresso a Vossa Excelência, em nome do povo cabo-verdiano e em meu próprio, o nosso mais profundo pesar e sentidas condolências às famílias das vitimas e votos de uma pronta recuperação aos feridos” lê-se na missiva enviada na sexta-feira, 3, pelo Chefe de Estado José Maria Neves.

O desastre ferroviário ocorrido na terça-feira provocou 57 vítimas, tendo sido considerado o mais grave acidente de comboios da Grécia.

Poucos dias após o acidente foi divulgado um áudio, no qual o maquinista de um dos comboios envolvidos no trágico acidente era instruído pelo chefe da estação da cidade de Larissa a avançar e ignorar um sinal vermelho.

Segundo o jornal grego Proto Thema, citado pela Lusa, a ordem não soou estranha ao maquinista uma vez que o sistema de sinalização nas linhas ferroviárias tem estado com avarias.

Numa segunda conversa, entretanto divulgada pelas autoridades, o mesmo chefe da estação de Larissa ordenava a um funcionário que mantivesse os dois comboios na mesma faixa.

Durante vários quilómetros, os dois comboios percorreram a mesma linha que liga Atenas a Tessalónica, as duas maiores cidades do país, e acabaram por colidir frontalmente perto da cidade de Larissa.

Inicialmente, o chefe da estação negou qualquer erro dizendo ter sido uma falha técnica, mas, mais tarde, acabou por admitir ter falhado.

A situação obrigou o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, a pedir desculpas às famílias das vítimas do desastre ferroviário, depois de vários protestos.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Tópicos

Grécia PR

Autoria:Sheilla Ribeiro,6 mar 2023 12:10

Editado porAndre Amaral  em  6 mar 2023 14:25

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.