Segundo o diplomata, neste momento decorrem mudanças no funcionamento do Centro Comum de Vistos, na cidade da Praia, com o objectivo de melhorar a capacidade de resposta.
“Estamos muito determinados em retomá-las tão depressa quanto possível, sabemos bem da necessidade e até da ansiedade que em particular São Vicente sente em relação à sua realização e por isso vamos retomá-las, como fazemos nesta ilha, ou temos vindo a fazer, numa base mensal, uma vez por mês, uma semana, aqui na ilha de São Vicente, aqui no Mindelo, nos moldes em que eram feitos anteriormente. Portanto, em Novembro será anunciada oportunamente a data da próxima presença consular”, afirma.
Paulo Lourenço reafirma os esforços do CCV para encontrar uma solução para “inibir o açambarcamento” de vagas e assegura que o agendamento online continua a ser a melhor opção.
“O modelo online, apesar de todas as suas contingências hoje, da enorme pressão, da enorme procura e até desse açambarcamento digital, ficou claro que essa solução, apesar de tudo, é melhor do que a de voltar ao sistema antigo de atendimento por ordem de chegada, porque tipicamente as pessoas depois acabam por fazer fila, chegar na véspera e depois até se desenvolve uma indústria de organização da fila que não tem nada a ver com a prestação do serviço consular”, refere.