Austelino Correia, presidente da Assembleia Nacional, nas funções de presidente interino, falava à imprensa, depois de se reunir com uma delegação de oito congressistas norte-americanos, liderada pelo presidente da Parceria para democracia da Câmara dos Representantes dos EUA, Vern Buchanan.
“O encontro foi uma oportunidade para falarmos sobre a democracia, liberdade, o Estado de Direito, mas também questões da actualidade mundial como a transição energética, os conflitos, as guerras e a necessidade da promoção da paz, sobretudo no diálogo entre os povos. Um diálogo é muito importante, para melhorar o conhecimento mútuo, desenvolver a diplomacia parlamentar de modo a criar um grupo de amizade entre Cabo Verde e Estados Unidos da América e vice-versa”, disse
O congressista norte-americano Vern Buchanan, que classificou a democracia cabo-verdiana como “exemplar”, sublinhou que a parceria entre os dois países “é boa” e que a ideia é trabalhar para torná-la ainda melhor.
“Estamos muito entusiasmados por estar aqui, temos uma nova embaixada em construção num investimento de cerca de 400 milhões de dólares e cerca de 1.000 novos empregos”, precisou o responsável, destacando que o encontro com Austelino Correia "serviu para abordar diversas questões ligadas à saúde, negócio e investimentos estrangeiros e segurança".
A visita de 24 horas insere-se a Cabo Verde tem como objectivo abordar questões relacionadas às relações de amizade e de cooperação parlamentar entre os dois países, assim como outros aspectos ligados à democracia na região, especialmente na CEDEAO e nos países da CPLP, e insere-se no périplo que os congressistas norte-americanos efectuam ao continente africano.
Durante a manhã, a delegação norte-americana reuniu-se com a Comissão Especializada de Assuntos Constitucionais, Direitos Humanos, Segurança e Reforma Governamental e a Comissão Especializada de Relações Exteriores Cooperação e Diáspora. Consta ainda da agenda, um encontro com a ministra de Estado e da Defesa, Janine Lélis.