“A UCID vai concorrer em Santiago Norte em três municípios, sendo que em Santa Catarina, pela segunda vez, e em Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos, pela primeira vez”, declarou João Santos Luís.
O líder da UCID falava à imprensa, à margem da apresentação dos candidatos do partido à presidente da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Santa Cruz e São Lourenço dos Órgãos nas eleições autárquicas deste ano, respectivamente, Audino da Silva Fernandes e Maria Camila Tavares Pinto, e João Sanches Monteiro e José Maria Gomes Rebelo.
“É a primeira vez que a UCID apresenta candidatura à Câmara Municipal de Santa Cruz por considerar a hora e o momento certos e, sobretudo, para responder ao chamamento de uma boa franja da população deste município, que revê no partido democrata cristão de Cabo Verde capacidade, humildade e coerência na forma como faz e utiliza a política para defender os cidadãos”, justificou.
No caso de São Lourenço dos Órgãos, João Santos Luís disse que, não obstante ser a primeira vez que a UCID apresenta uma candidatura à câmara municipal, o partido “vem com a lição muito bem estudada e sabe o que vem fazer e como fazer, para que acções práticas levadas a cabo, surtam efeitos positivos na vida das pessoas que habitam neste maravilhoso concelho”.
“Com entrega, capacidade, determinação, humildade e sentido de servir o município e as suas gentes as coisas acontecerão de uma forma totalmente diferente daquele que vem acontecendo até hoje”, acrescentou o também deputado nacional.
O líder da UCID, que lamentou o facto de os dois municípios estarem a perder a sua população, sobretudo jovem, adiantou que o partido que dirige vai elaborar um programa eleitoral que vai priorizar as potencialidades desses concelhos rurais.
De entre as áreas, destacou a agricultura, com realce para a mobilização de água, através de utilização de novas tecnologias, pecuária, turismo, juventude, formação profissional, habitação social e desporto.
Por outro lado, fez saber que as questões de saneamento, apoio ao desenvolvimento e qualificação do turismo no concelho, pesca, apoio às associações de diversas comunidades, serão “acarinhados e bem conseguidos” pela gestão da UCID, caso vença a Câmara Municipal de Santa Cruz.
Sobre os candidatos, disse que os mesmos estão devidamente preparados para assumirem com toda a humildade os destinos destes dois municípios do Norte da ilha de Santiago durante os próximos quatro anos”.
Segundo o político, o objectivo único da UCID durante os próximos quatro anos de mandato, caso vença nos referidos concelhos, é devolvê-los “mais desenvolvidos” para que dêem aos visitantes e residentes “prazer de viver com melhor qualidade de vida”.
No caso particular de Santa Cruz, o líder da UCID pediu “uma viragem política”, notando que o facto de o concelho ser governado há duas décadas por uma única força política explica as razões da “estagnação” em que se encontra.