Durante uma conferência de imprensa realizada hoje, o Chefe do Estado avançou que na sua agenda estão incluídas intervenções em principais temas da actualidade, desde a governança global até os impactos das mudanças climáticas.
“A Assembleia Geral das Nações Unidas, onde terei oportunidade de fazer uma intervenção abordando as principais questões da actualidade. A preceder a Assembleia Geral das Nações Unidas, haverá a Cimeira do Futuro, onde serão importantes referentes ao futuro da humanidade”, informou.
Por exemplo, serão discutidos toda a problemática da governança global, a questão da juventude e das futuras gerações, ciência e tecnologia, como colocar todas as transformações tecnológicas ao serviço do bem comum e da humanidade.
"São questões que são extremamente importantes para o mundo de hoje, para além das guerras, dos conflitos que têm perturbado a paz e a segurança mundial", referiu.
Durante a Cimeira do Futuro, o Presidente destacou dois pontos centrais que serão abordados na declaração final sendo que a primeira tem a ver com o impacto digital global e a segunda componente tem a ver com uma declaração sobre o compromisso do mundo com as gerações futuras, o que fazer para que as gerações futuras vivam num mundo muito melhor.
Nos dias 20 e 21 de Setembro, José Maria Neves fará uma intervenção nos "Dias de Ação", evento promovido pelo Secretário-Geral da ONU.
"Serão diálogos com jovens de todo o mundo sobre o futuro da humanidade e terei a oportunidade de participar na sessão de abertura, com lideranças mundiais e jovens de várias partes do globo", explicou.
De seguida, o PR partirá para Massachusetts e Rhode Island, para estar com a comunidade cabo-verdiana para discutir aspectos importantes que se referem às comemorações dos 50 anos da independência.