“Tive a grande honra de receber, na ilha do Sal, o Presidente dos Estados Unidos da América, Joe Biden, na primeira visita de sempre de um Presidente americano em exercício ao nosso país. Este marco histórico sublinha o fortalecimento das relações entre Cabo Verde e os Estados Unidos”, escreveu Ulisses Correia e Silva num comunicado publicado no Facebook.
A reunião entre os dois líderes foi, segundo Correia e Silva, extremamente produtiva, abrangendo temas de interesse comum como segurança marítima, cooperação económica, resiliência climática e o papel da diáspora cabo-verdiana nos Estados Unidos.
“Esta visita valoriza o posicionamento geo-estratégico de Cabo Verde, na sua localização privilegiada entre o Continente Africano, o Brasil, os EUA e a Europa”, acrescentou.
O encontro entre os dois governantes teve lugar no Aeroporto Internacional Amílcar Cabral, na manhã desta segunda-feira.
De referir ainda que o Presidente da República, José Maria Neves, recusou-se a comentar sobre a visita de Biden à ilha do Sal.