Primeiro doutoramento em matemática nos PALOP arranca este ano com 16 candidatos

PorExpresso das Ilhas, Lusa,21 nov 2023 8:17

O programa regional para o primeiro doutoramento em Matemática, destinado sobretudo aos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), vai contar com 16 candidatos e arranca este ano.

Segundo a Universidade de Cabo Verde (Uni-CV), que criou o programa em parceria com a Universidade Agostinho Neto (Angola) e com a Universidade de Coimbra (Portugal), foram seleccionados 16 candidatos, sendo sete de Cabo Verde, sete de Angola e dois de Moçambique.

O primeiro doutoramento em Matemática nos PALOP é uma iniciativa que nasce da “urgência” em formar quadros jovens “altamente qualificados” na área nos países africanos de língua portuguesa, ainda segundo a Uni-CV.

Orientar programas de investigação, fomentar a consolidação da base científica africana e combater a fuga de cérebros em África são outros dos objectivos do ciclo de estudos, cuja parte lectiva arranca este ano e vai decorrer na Uni-CV.

O doutoramento é financiado pela Fundação Gulbenkian, com propinas anuais de 1.000 euros, e conta ainda com parceria de outras instituições universitárias africanas e europeias.

O doutoramento foi apresentado oficialmente em 23 de Fevereiro na Uni-CV, dia em que também foi inaugurado o Laboratório de Matemática.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,21 nov 2023 8:17

Editado porAndre Amaral  em  1 mar 2024 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.