SCM participa no Seminário Internacional sobre sistemas cópia privada

PorExpresso das Ilhas,13 set 2018 7:14

A Presidente da Sociedade Cabo-verdiana de Música (SCM), Solange Cesarovna, participa no Seminário Internacional para melhorar os sistemas de cópia privada, no continente africano, que decorre desde terça-feira, em Dakar, Senegal.

Segundo o comunicado da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores - CISAC, partilhado pela SCM, este seminário visa melhorar os sistemas de cópia privada em todo o continente africano para apoiar a subsistência dos criadores.

A SCM vai aproveitar a oportunidade para partilhar a experiência de Cabo Verde nessa matéria e a legislação existente no país.

O seminário reúne a Organização Mundial da Propriedade Intelectual (OMPI) e a Federação Internacional das Organizações de Direitos de Reprodução (IFFRO) com 12 organizações africanas de gestão colectiva.

“A cópia privada é uma fonte importante de receita para os criadores de todo o mundo, e é de crescente importância, especialmente em África. Quando adequadamente implementados e executados, os sistemas de cobrança e distribuição da remuneração das cópias privadas podem se tornar uma solução para proporcionar um melhor sustento para os criadores e a indústria cultural”, refere a mesma fonte.

Em toda a África, a cópia privada representa apenas 12% do total de cobranças para as sociedades africanas, de acordo com dados do CISAC Private Copying Global Study.

Este seminário, que termina esta quinta-feira, é organizado pela Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores (CISAC) com apoio da Organização Internacional da Francofonia (OIF).

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,13 set 2018 7:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  4 jun 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.