São Vicente será palco da Festa do Livro

PorDulcina Mendes,14 out 2018 8:57

A ilha de São Vicente será de 19 a 28 deste mês, palco da segunda edição da Morabeza, Festa do Livro. Um evento que reúne escritores dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

Serão dez dias de actividades que vão desde mesas de debate, entrevistas de vida, apresentação de obras literárias à Feira do Livro com títulos de vários escritores que estarão presentes no evento.

Conforme o Ministério do Cultura e das Indústrias Criativas, todos os convidados já confirmaram a presença neste evento, que acolhe escritores, jornalistas, actores e pessoas de áreas afins.

A ilha do Monte Cara irá durante esses dez dias, receber várias personalidades cabo-verdianas e estrangeiras em actividades à volta do livro.

Além de Germano Almeida, agraciado com o Prémio Camões 2018, a segunda edição da Morabeza vai contar com a participação do actor brasileiro Lázaro Ramos, do escritor português Miguel Sousa Tavares, da uruguaio-espanhola Carmen Posadas e da norte-americana Shauna Barbosa.

De Cabo Verde estarão Dina Salústio, Fátima Fernandes, Hermínia Curado, António Correia e Silva, Carlos Araújo, Vera Duarte, Daniel Medina, Yara dos Santos, João Branco, Jorge Carlos Fonseca, Joaquim Arena, Jorge Tolentino, Irlando Ferreira, Nuno Andrade Ferreira e Moacyr Rodrigues.

A nível internacional estão confirmadas as presenças de Jorge Sobrado, vereador da Câmara Municipal de Viseu, Filipa Melo, escritora, jornalista, Francisco José Viegas, Pedro Marques Lopes e Júlio Magalhães vindos de Portugal.

O Centro Cultural do Mindelo será o espaço de convívio entre leitores e autores, num ambiente descontraído e propício à descoberta da produção cultural de um país conhecido sobretudo pela sua música e poesia. Sendo que a prioridade do evento será dada sempre à produção literária cabo-verdiana, com cerca de 20 autores nacionais presentes. A Morabeza mantém a sua aposta numa componente de formação com vista à criação de mecanismos públicos e privados de divulgação da produção literária local.

As acções de formação, que decorrerão entre 22 e 26, são dirigidas a editores, escritores e organismos públicos e privados que visam a promoção cultural, um esforço de capacitação que contará com a participação de Duarte Azinheira (Imprensa Nacional-Casa da Moeda) e da jornalista Filipa Melo.

À margem das actividades de formação, os autores convidados participarão em sessões dirigidas especificamente às escolas do ensino básico e às universidades sediadas no Mindelo.

Esta edição ficará ainda marcada pelo anúncio do primeiro vencedor do Prémio Literário Arnaldo França, uma organização da Imprensa Nacional-Casa da Moeda e da Imprensa Nacional de Cabo Verde, que premiará inéditos em prosa de autores cabo-verdianos ou residentes no país há cinco anos ou mais.

Este evento acontece graças a um esforço de várias instituições nacionais como o Ministério da Cultura e das Indústrias Criativas, a Biblioteca Nacional de Cabo Verde, o Centro Cultural do Mindelo, a Academia Cabo-verdiana de Letras, as escolas e universidades, suportado por parceiros privados, como a CVMóvel, que veem na Morabeza uma oportunidade de promoção do turismo no arquipélago, estimulando a circulação de públicos entre as várias ilhas, mas também a atracção de turistas de outros pontos, como Portugal, Espanha e muitos mais.

De referir que a primeira edição decorreu de 30 de Outubro a 5 de Novembro de 2017, na cidade da Praia, e contou com a presença de convidados de Cabo Verde, Portugal, Brasil, Guiné-Bissau, Angola, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.


Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 880 de 10 de Outubro de 2018.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,14 out 2018 8:57

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 jul 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.