Abraão Vicente convicto que a Morna será Património Cultural Imaterial da Humanidade

PorExpresso das Ilhas,3 dez 2018 15:17

No dia em que se celebra, pela primeira vez, o Dia Nacional da Morna, o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas garante que tudo está a ser feito para que em Dezembro do próximo ano se honre a "nossa alma mais antiga, a morna, com o estatuto de Património da Humanidade".

"Em Dezembro de 2019 temos um encontro marcado com a história para um momento em que todos nós sentiremos reforçados aquele sentimento forte e genuíno que nos canta baixinho ao ouvido da alma “N’ta xinti feliz de ter nascido cabo-verdiano”", diz Abraão Vicente na nota enviada à comunicação social.

Na mesma nota, Abraão Vicente defende que "Cabo Verde apresentou um dossier irrepreensível à UNESCO" na apresentação da candidatura da morna a Património Imaterial da Humanidade. 

"Preenchemos o formulário assessorados pelos melhores técnicos nacionais e portugueses, fizemos um extenso levantamento nacional e recolhemos o consentimento dos autores e intérpretes nacionais. Fizemos o melhor trabalho possível para a apresentação de um vídeo representativo e de dez imagens que fossem simbolicamente fortes e portadoras da mística da Morna para Cabo Verde. Estes documentos eram tudo o que deveríamos ter feito para cumprir a formalidade de uma candidatura". 

Ainda segundo o ministro, o dossier da candidatura "já foi aceite, sem nenhum reparo por parte da equipa técnica da UNESCO, e está patente no site da UNESCO. Este Governo fez, em tempo record, tudo o que já deveria ter sido feito há muito tempo: o cumprimento das formalidades da candidatura de Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade".

"Cabe-nos agora garantir que a boa vontade demonstrada até este ponto pelos países amigos de Cabo Verde, se concretize numa dinâmica efectiva de influenciação e de conformação de vontade no sentido de que na próxima reunião do Comité do Património Cultural Imaterial da Unesco, a realizar na Colômbia, seja a da consagração da Morna a Património Cultural Imaterial da Humanidade", diz ainda Abraão Vicente.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,3 dez 2018 15:17

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  22 ago 2019 23:22

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.