“Temos todas as condições para uma candidatura de sucesso” - Abraão Vicente

PorDulcina Mendes,22 mar 2018 6:53

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente falava esta quarta-feira, antes de receber o dossier de candidatura da Morna a Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO.

O Presidente do Instituto do Património Cultural (IPC), Hamilton Jair Fernandes, fez a entrega do dossier de candidatura esta quarta-feira, ao ministro da tutela, numa cerimónia que aconteceu no Palácio do Governo.

Segundo Abraão Vicente, a qualidade do trabalho desenvolvido quer pelo IPC e equipa técnica mostra que a morna tem todas as possibilidades de ter uma candidatura de sucesso.

“Temos um conjunto de declarações de apoio, todo o levantamento foi feito tanto a nível nacional, em todas as ilhas, comunidades. Tivemos autorizações de todos os compositores e autores, toda a narrativa que é preciso para explicar a importância da morna. Por aquilo que percebi do técnico, o vídeo e as fotografias provavelmente são as partes mais interessantes”, frisou.

O dossier será entregue na segunda-feira, 26, à UNESCO, que só em Dezembro de 2019, deverá anunciar o resultado.

O ministro da Cultura e das Indústrias Criativas está confiante.

“Será a primeira vez que Cabo Verde apresenta um dossier para uma candidatura imaterial, representa um trabalho e um esforço de Cabo Verde para reconhecer aquilo que sem dúvida é nosso. É um reconhecimento da alma e da nação", explicou.

“Hoje é um momento simbólico e espero que em Dezembro de 2019, a UNESCO reconheça esse esforço do povo cabo-verdiana para fazer reconhecer esse Património Imaterial da Humanidade”, assegurou.

Cabo Verde contou com o apoio de Portugal, tendo Paulo Lima, especialista na elaboração de processos de candidatura a Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, estado no país para uma missão de assessoria técnica de apoio à instrução da candidatura.

O país instituiu recentemente no Parlamento o Dia Nacional da Morna, a 3 de Dezembro, dia do nascimento de uma das ilustres figuras da morna do país, B.Leza.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Dulcina Mendes,22 mar 2018 6:53

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  5 fev 2019 10:57

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.