Cremilda recorda Cesária

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 dez 2018 7:42

Cremilda Medina
Cremilda Medina(DR)

Cesária Évora representa um “marco alto” no processo de internacionalização do nome de Cabo Verde e continua a ser uma das suas grandes inspirações e responsável por sua paixão pela Morna. É esta a convicção de Cremilda Medina.

A cantora fez estas declarações à Inforpress quando falava do aniversário da morte de Cesária Évora, a rainha da morna e diva de pés descalços, que faleceu a 17 de Dezembro de 2011.

A jovem artista, que se considera “amante da música tradicional”, com destaque para a morna, realça que Cesária abriu as portas do mundo à música de Cabo Verde e que esta data representa a perda física de um dos ícones mais importantes da música cabo-verdiana, cuja obra permanecerá eternamente.

“Sendo eu uma apaixonada pela morna, este dia toca-me de uma forma especial, pois acaba por ser um dia em que se eleva mais ainda o nome de Cesária, por tudo o que fez e representa em mim e no povo cabo-verdiano de uma forma geral”, declara a cantora

“A Cesária, pela forma como interpretava, era como se cada tema fosse único, a forma como ela o sentia e vivia, ela não se limitava a interpretar, ela incorporava cada tema cada vez que cantava e isso fez-me aprender e sentir muito a Morna e comecei a perceber melhor a sua entrega”, afirma Cremilda Medina

Sete anos depois do desaparecimento físico da Cesária, Cremilda Medina diz que a memória da cantora tem sido preservada e valorizada, mas acredita que se poderia fazer muito mais.

"Não basta lembrar-se de Cesária apenas nas datas mais marcantes, como são o dia do seu aniversário ou o dia em que nos deixou fisicamente. Há ainda um caminho muito grande a percorrer no que toca à nossa Morna e em especial à Cesária”, assinala.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 dez 2018 7:42

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  7 set 2019 23:22

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.