Em declarações à Inforpress, a coordenadora das actividades, Suzilene Andrade, explicou que o objectivo desse evento visa reunir artistas num só palco que interpretarão as músicas que foram cantadas por Cesária Évora.
“Mornas cantadas em três encontros de gerações”, segundo explicou, enquadra-se no âmbito do Dia Nacional da Morna, um evento promovido pelo Ministério da Cultura e que contará com a participação de artistas de diferentes ilhas do arquipélago.
“Este será um encontro de gerações que neste momento estão a interpretar a morna. A nossa ideia é mostrar como é que a morna poderá reunir gerações diferentes num palco, cantando mornas que foram interpretadas pela Cesária Évora, que é a nossa rainha da morna”, disse.
O evento, que iniciará às 19:30, representa, segundo a responsável, uma forma de assinalar o dia de forma diferente, tendo em conta o contributo e o legado deixado por Cesária Évora, que contribuiu para que Cabo Verde fosse conhecido internacionalmente.
“O contributo de Cesária Évora fez com que Cabo Verde fosse conhecido mundialmente. A Cesária Évora praticamente simboliza o segundo nome do nosso país que, através da morna e da sua voz, levou a nossa morabeza, a nossa cultura e os nossos compositores”, afirmou.