Iniciativa da Liga Independente dos Grupos de Carnaval – São Vicente (LIGOG-SV) a abertura oficial do Carnaval 2019, a 37 dias do desfile, decorreu num dos hotéis da ilha e a ordem de saída dos grupos ficou assim estabelecida: Monte Sossego, Flores do Mindelo, Estrelas do Mar e Cruzeiros do Norte.
Numa celebração que envolveu os quatro grupos que participam no desfile de terça-feira de Carnaval, mais a Escola de Samba Tropical, que desfila, como sempre, na véspera, a noite foi aproveitada ainda para se proceder ao lançamento oficial do site oficial da LIGOG-SV, mas que só vai estar disponível no dia 01 de Fevereiro, no endereço www.ligog.cv.
Para além das músicas, os cinco grupos oficiais exibiram os porta-bandeiras, as rainhas de bateria e os mestres-sala, perante uma assistência que aplaudiu a iniciativa.
Segundo o presidente do Conselho Directivo da LIGOG-SV, Marco Bento, o evento significou um “arranque em força” rumo a um trabalho que deve desembocar “num Carnaval de alto nível”, em São Vicente, mas para o qual é necessário alcançar um orçamento de “um milhão de Euros”.
“Ainda está muito longe”, precisou a fonte, que disse ter recebido, enquanto presidente do Conselho Directivo da LIGOG-SV, “de bom grado” a “boa notícia” do apoio financeiro do Governo para a sonorização do percurso e para os grupos oficiais.
Marco Bento informou que este ano haverá bancadas com lugares pagos. “De novo haverá bancadas, embora reconheçamos que no ano passado falhou a segurança”, lançou, prometendo que este será um item “a rever”.
O grupo Vindos do Oriente, ausente, por decisão próprio, do desfile oficial, já comunicou que pretende efectuar uma animação carnavalesca na segunda-feira, 04 de Março, véspera do Carnaval. Marco Bento disse desconhecer tal iniciativa.
Os mandingas de Ribeira Bote, que anualmente animam as tardes de domingo que antecedem o dia de Carnaval, já anunciaram que principiam este domingo, 27, com o tradicional desfile semanal pelos bairros da ilha de São Vicente e a baixa da cidade do Mindelo.
Os quatro grupos já têm em marcha a operacionalização do plano do Carnaval 2019, todos com obras em curso nos respectivos estaleiros, alguns com enredo já divulgado publicamente e outros em vias de iniciar os ensaios.