A organização divulgou esta informação esta terça-feira, em conferência de imprensa que contou com a presença dos elementos do júri.
Segundo Maria Martins, da EME Marketing e Eventos, empresa organizadora do evento, a cada ano o número de concorrentes tem crescido e para, a edição de 2019, houve um aumento de 33% .
“Para as 11 categorias foram seleccionados, 24 trabalhos de diversas empresas de marketing e publicidade, agências estrangeiras e criativos nacionais, entre as quais: Cidade Comunicações; Top Mais Media; Universidade Jean Piaget; Lima Limão; Extract Associated Design; Agência Cabo-verdiana de Imagem- ACI; DIKOR; Kriol Scope”, indica.
O Prémio Nacional de Publicidade, que já vai na sua terceira edição, consolida-se como uma marca de valor.
Os trabalhos concorrentes ao Prémio Nacional de Publicidade referem-se às áreas de TV, Rádio, Print Poster/Billboard, Media Alternativos e Internet. Nesta edição, acrescentaram-se duas novas categorias: Branding e Branding Activation (meios alternativos de comunicação publicitária).
Conforme a organização, a noite da gala promete muitas emoções, prémios, boa música e animação.
O presidente do júri, Joelzito Araújo, cineasta brasileiro, disse que ficou muito surpreso com a criatividade dos publicitários cabo-verdianos.
“Nem em todos os prémios teve muitos competidores, mas aqueles que chamam mais atenção, como a televisão, teve muitos competidores e todas as peças têm alta qualidade de criação”, frisa.
Em relação à publicidade radiofónica, disse que notou uma certa timidez. “Muitas publicidades que ouço na rádio, que são criativas, não vieram para a competição, então foi um dos segmentos que teve a menor participação”.
Concorrem a este prémio as peças criadas e divulgadas no período entre 1 de Janeiro a 31 de Dezembro de 2018.
O PNP tem por objectivo promover a actividade publicitária, através do reconhecimento da qualidade dos trabalhos publicitários e institucionais exibidos e veiculados, premiando aqueles que, pela sua criatividade e originalidade, contribuam para o desenvolvimento do mercado publicitário em Cabo Verde.
De referir que na II edição foram distinguidos nove trabalhos.