Abertas inscrições para residência artística de documentário

PorExpresso das Ilhas,1 mai 2019 18:12

A Associação Cabo-verdiana de Cinema e Audiovisual divulgou hoje, 30 de Abril, o edital para a I Edição da residência artística “Pilorinhu”, a realizar-se em Ribeira Grande de Santiago (Cidade Velha) de 1 a 7 de Junho.

O período de candidaturas desta primeira edição da residência artística para produção de documentários estende-se de 30 de Abril a 18 de Maio de 2019, e o anúncio dos seleccionados acontece logo no dia 20 de Maio, já que a residência arranca no feriado de 1 de Junho. 

A residência Pilorinhu será uma das actividades recorrentes da ACACV e leva esse nome pelo facto de ir se realizar no sítio histórico da Cidade velha, em Ribeira Grande de Santiago, local onde nasceu a Associação.

“Afigura-se como uma janela de oportunidade para os novos e multifacetados talentos que despontam na área do cinema e do audiovisual”, diz o edital lançado hoje pela Associação que acredita que o encontro “poderá vir a tornar-se uma referência no espaço nacional”.

“Será uma actividade estratégica porque servirá de preparação para que, a partir do próximo ano, lancemos uma residência a nível dos PALOP, com financiamento internacional. Daí ser necessário mostrar que temos capacidade organizativa”, avançou Mário Benvindo Cabral ao Expresso das Ilhas aquando da tomada de posse da direcção da ACACV após as recentes eleições.

A realizar-se de 01 a 07 de Junho, o retiro criativo terá como convidada e mentora uma especialista escocesa da área do documentário, a presidente do Instituto Escocês do Documentário. Esta instituição, que celebra este ano o seu 15º aniversário, apresenta-se como um hub para cineastas com reputação internacional por produzirem documentários inovadores, sendo ainda especializada em formações, produção e distribuição de documentários.

A residência artística cabo-verdiana terá sete participantes nacionais, com cinco vagas destinadas a pessoas de outros pontos do país que não a cidade da Praia. A ACACV assumirá as despesas da deslocação.

Edital da residência artística “Pilorinhu” aqui.

Formulário de inscrição aqui.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,1 mai 2019 18:12

Editado porAndre Amaral  em  30 jan 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.