Morreu Manu Dibango

PorExpresso das Ilhas,24 mar 2020 12:25

O camaronês Manu Dibango, lenda do saxofone e famoso pelo hit “Soul makossa”, morreu hoje, aos 86 anos, após complicações causadas pela COVID-19.

A informação foi anunciada na sua página oficial, nas redes sociais. O músico estava internado há uma semana para tratar a doença. 

Manu Dibango esteve no palco do Kriol Jazz Festival em 2012 e encantou os presentes com a sua forma de tocar. 

“Manu” Dibango estourou com “Soul makossa” no início dos anos 1970, que foi o primeiro lançamento de um artista africano a ganhar disco de ouro nos Estados Unidos da América".

A faixa foi  uma das "predilectas dos DJs de Nova Iorque que iniciaram o movimento disco e precursora do que se conheceria como world music, ela fez história no pop". 

Seu cântico “ma-mako, ma-ma-sa, mako-makos-sa” foi adaptado em sucessos como “Wanna be startin' something” (Michael Jackson) e “Don't stop the music” (Rihanna).   

Manu Dibango nascei nos Camarões e chegou a Marselha (França) em 1949. Apesar da idade, o artista camaronês encontrava-se em grande forma, tendo feito ainda no ano passado uma tournée para assinalar os 60 anos de carreira. A Tournée, intitulada Safari Symphonique, cruzava jazz e música clássica.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 mar 2020 12:25

Editado porSara Almeida  em  25 dez 2020 23:21

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.