Em declarações ao Expresso das Ilhas, o vereador da Cultura da Câmara Municipal da Praia, António Lopes da Silva, explicou que "este ano vai haver Kriol Jazz, não vai ser é no mês de Abril", por causa da epidemia mundial de coronavírus que já infectou mais de 117 mil pessoas e causou 4090 mortos, segundo o último balanço, em todo o mundo.
"Estamos preocupados com a saúde pública em Cabo Verde e já concertamos com a Harmonia, que nossa parceira, e com o governo e vamos suspender o Kriol Jazz", reforçou.
Em comunicado também a Harmonia confirmou o adiamento do evento afirmando que "de acordo com as orientações governamentais, o Kriol Jazz Festival será adiado para uma data a definir".
"Neste momento a organização do KJF está, em conjunto com os artistas e de acordo com o desenvolvimento do Covid-19, no mundo e em Cabo Verde, a analisar qual o melhor cenário para a realização do KJF 2020, assim como quais os procedimentos relativamente, por exemplo, à devolução dos ingressos já adquiridos pelo público", lê-se, ainda, no comunicado.
Este anúncio surge na sequência das declarações do primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, durante a apresentação do Plano Nacional de Contingência. Durante o evento o primeiro-ministro declarou que "eventos internacionais agendados para se realizarem em Cabo Verde e que reúnam números elevados de participantes vindos de países assinalados com a epidemia “devem ser cancelados até 30 de Junho”.
O Plano de Contingência foi validado hoje e depois, na próxima quinta-feira, será aprovado em Conselho de Ministros “para ter força vinculativa” apesar de já estar em execução, disse o primeiro-ministro.