Semana do AME e do Kriol Jazz Festival em branco

PorDulcina Mendes,19 abr 2020 12:20

Arrancou no domingo, 5, o maior festival de música kriola online. Uma iniciativa da Darlene Barreto que pretende fazer um movimento dos artistas cabo-verdianos espalhados pelo mundo para ajudar a superar este momento de crise que todos os cabo-verdianos estão a viver.

Em tempos normais, os hotéis e os restaurantes estariam cheios, com táxis a circular de um lado para outro sempre, comércio movimentado e música, muita música em várias ruas do Centro Histórico da capital do País.

Esta seria a oitava edição do Atlantic Music Expo, agendado para os dias 13 a 16 deste Abril. Além de concertos musicais, o evento recebe outras actividades como workshops, conferências, oportunidades de negócio e feira na Praça Alexandre Albuquerque.

Esse evento traz artistas, delegados e jornalistas de vários cantos do mundo. A nível internacional, este ano, o cartaz teria a participação de Bruno Capinan (Brasil), Daniel Bellegarde (Haiti), Jessica Bongos (Nigéria), Kanazoé Orkestra (Burkina Faso), King Abid (Tunísia/Canadá), Eneida Marta (Guiné-Bissau) e Serge Ananou (Benim).

Os artistas e grupos cabo-verdianos que estariam presente no evento já tinham sido anunciados: Adé da Costa, Azágua, Banda Marino, Bob Silvestre, Jenifer Solidade, Karlon, Natche, Os Tubarões, Trakinuz e Scúru Fitchádu.

Kriol Jazz Festival

Esta semana também seria a 12ª edição do Kriol Jazz Festival, que normalmente acontece depois do AME. O evento estava programado para os dias 11, 16, 17 e 18 deste mês. E, pela primeira vez, o evento estaria na ilha do Sal nos dias 17 e 18 deste mês.

O cartaz, tanto na cidade da Praia como na ilha do Sal, já tinha sido apresentado pela organização. No Sal homenagearia o compositor e músico Antero Simas e, na Praia, a Morna, Património Cultural Imaterial da Humanidade.

Este evento teria a participação de alguns nomes conhecidos como o músico brasileiro Djavan, Dee Dee Bridgewater (Estados Unidos da América), Asa (Nigéria), Roosevelt Collier (Estados Unidos da América), Lucibela (Cabo Verde) e Grèn Sémé (Ilha de Reunião).

O Zona Kriol, evento que anuncia a chegada do Kriol Jazz Festival estava agendado para o dia 11, no bairro da Achada Grande Frente, e contaria com actuações de CaboCubajazz (Cuba, Cabo Verde, Alemanha, Venezuela e Espanha), Ferro Gaita (Cabo Verde) e Metis Sesel (Seychelles).

COVID -19

Com a pandemia da Covid-19 tudo ficou adiado e sem uma data para a sua realização.

A Covid-19 tem desafiado o mundo e os artistas em todo o mundo têm mostrado a sua criatividade através das redes sociais onde têm levado alegria às pessoas sem sair de casa. Além de mostrar os seus trabalhos, procuram apoio para ajudar os que mais precisam.

A Câmara Municipal de São Vicente, por exemplo, cancelou todos os eventos culturais programados até finais de Agosto, para reforçar os meios para fazer face à pandemia da Covid-19.

Sobre o AME, o Expresso das Ilhas falou com o seu Director, Augusto Veiga, que disse que o evento pode acontecer ainda este ano, mas isso vai depender da evolução da pandemia em Cabo Verde e no mundo e da concertação com as autoridades, artistas e parceiros.

“Em qualquer dos cenários, teremos de reprogramar tudo pois já tínhamos tudo preparado e programado com bilhetes de passagem comprados, hotéis reservados, prestadores de vários serviços contratados, entre todos os detalhes a serem tratados a praticamente um mês do AME, sendo um trabalho de um ano inteiro que iniciaria hoje dia 13 de Abril”, explica.

Quanto ao cartaz, Augusto Veiga afirma que será o mesmo desde que os artistas e grupos que foram seleccionados e anunciados tenham disponibilidade para as novas datas que foram decididas, mas sempre em concertação com o Governo e os parceiros.

Em relação aos apoios, conta que já tinham uma grande parte dos custos cobertos e aguardavam respostas de outros potenciais parceiros. “Temos os contratos de parceria com o Governo, instituições e empresas assinados, o que nos dá alguma garantia mas os desbloqueamentos estão em stand by”.

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 959 de 15 de Abril de 2020.

Autoria:Dulcina Mendes,19 abr 2020 12:20

Editado porSara Almeida  em  26 jan 2021 23:20