5ª Edição do Prémio Literário UCCLA com 431 candidaturas

PorDulcina Mendes,2 abr 2020 11:02

A 5ª edição do Prémio Literário UCCLA - Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa obteve 431 candidaturas, entre romances, novelas, contos e poesia.

Numa nota enviada, a UCCLA explica que este número de candidaturas qualifica o Prémio Literário como o mais amplo prémio de revelação literária de todo o espaço dos países de Língua Portuguesa.

As obras, em língua portuguesa, são provenientes de 22 países, incluindo dos países de língua portuguesa, candidaturas de países como a Austrália, o Canadá ou o Japão.

“Ásia, África, as Américas e a Europa disseram presente. E se 50% dos candidatos são jovens, dos quais 31% são mulheres, há mesmo candidatos seniores, um deles com 98 anos, que vêem neste prémio a possibilidade de revelar o seu talento de escritores”, indica.

Conforme a UCCLA, até o dia 6 de Abril, uma equipa de pré-selecção, dirigida pelo poeta e professor António Carlos Cortez, seleccionará todas as obras significativas a ser submetidas ao júri. A obra vencedora será publicada pela Guerra e Paz, Editores, em Setembro, na abertura da rentrée literária.

A 5ª edição do Prémio Literário UCCLA tem como membros do júri: António Carlos Secchin (Brasil), Germano de Almeida (Cabo Verde), Hélder Simbad (Angola), Inocência Mata (São Tomé e Príncipe), José Pires Laranjeira (Portugal), Luís Carlos Patraquim (Moçambique), Luís Costa (Timor-Leste), Tony Tcheka (Guiné-Bissau), Jorge Fernando Jairoce (Biblioteca Nacional de Moçambique), Rui Lourido (Representante da UCCLA) e João Pinto Sousa (Representante do Movimento 800 Anos de Língua Portuguesa).

Organizado pela UCCLA, este prémio tem o apoio da Câmara Municipal de Lisboa e do Movimento 800 anos da Língua Portuguesa.

Autoria:Dulcina Mendes,2 abr 2020 11:02

Editado porSara Almeida  em  8 jan 2021 23:21