​Artur Marçal é novo director do CNAD

PorDulcina Mendes,6 set 2022 16:35

CNAD

Artur Jorge Lima Marçal foi nomeado para, em comissão de serviço, exercer o cargo de Director do Centro Nacional de Arte, Artesanato e Design (CNAD).

A sua nomeação foi publicada hoje no Boletim Oficial, na resolução nº 54/2022 de 06 de Setembro, aprovada em Conselho de Ministros.

Hoje o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas, Abraão Vicente disse na Cidade da Praia à margem da assinatura do protocolo com a companhia de teatro Fladu Fla, que Artur Marçal que é um quadro requisitado, professor e mestre em educação artística, que irá fazer a programação de uma nova fase do CNAD, após a inauguração da instituição.

Abraão Vicente afirmou que se trata de uma alteração que ultrapassa a mudança do director. “Vamos ter agora uma alteração pontual dos estatutos do CNAD para alargar o corpo directivo. O CNAD era uma instituição muito pequena que não tinha estatuto próprio, algo que foi construído nos últimos 3/4 anos, não tinha quadro do pessoal, agora já tem quadro do pessoal”.

Abraão Vicente sublinhou que o CNAD vai ter uma gestão colectiva, com mais pessoas na sua direcção. “E é por isso que vamos fazer uma pequena alteração no estatuto do CNAD, o actual director terá companhia de mais quadros técnicos para fazer a gestão corrente e um conselho consultivo, onde iremos consultar e integrar artistas, criadores e pensadores para ajudarmos a colocar o CNAD na centralidade naquilo que é a programação artística cultural, no artesanato, na arte e no design e tudo aquilo que é pensamento moderno contemporâneo”.

Sobre o término da comissão de serviço de Irlando Ferreira como Director do CNAD, Abraão Vicente disse que este esteve sete anos à frente desta instituição. “Nós fechamos um ciclo de gestão com o CNAD em que o anterior director é quadro do CNAD e vai continuar a dar o seu contributo pelo CNAD, agora não podemos tornar as instituições reféns de quem as dirige”, apontou o ministro que aproveitou a ocasião para agradecer ao anterior director pelo trabalho feito naquela instituição.

Artur Marçal é formado em Artes Visuais pela M_EIA (2007), Mestre em Educação Artística pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo (2012), conta com uma formação Avançada em Belas Artes pela Universidade de Lisboa (2016).

Durante a sua vida tem-se dedicado à investigação sobre os processos tradicionais em Cabo Verde e desenvolvido uma prática criativa no domínio da escultura. Desde 2009 passou a residir na cidade da Praia (ilha de Santiago) onde lecionou no ensino secundário e superior, e trabalhou junto dos serviços centrais do Ministério da Educação.

A sua ligação com o barlavento foi, contudo, uma constante tendo colaborado com o CNAD no âmbito do processo de regulamentação do setor do artesanato e na URDI- Feira Nacional de Arte, Artesanato e Design.

Autoria:Dulcina Mendes,6 set 2022 16:35

Editado porAndre Amaral  em  28 mai 2023 23:27