​Candidatura dos “Arquivos de Amílcar Cabral” formalizada junta da UNESCO

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,25 nov 2023 8:00

O dossier de candidatura dos “Arquivos de Amílcar Cabral” ao registo do Memória do Mundo da UNESCO foi submetido formalmente junto da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura UNESCO, avançou a Fundação Amílcar Cabral.

Em nota de imprensa enviada, esta sexta-feira, à comunicação social, a Fundação Amílcar Cabral explica que o dossier foi submetido na quinta-feira, 23.

“Inscrevendo-se no âmbito do Centenário de Amílcar Cabral, trata-se, para a Fundação Amílcar Cabral, de consolidar o valor universal do legado de Amílcar Cabral, o qual tem sido intensamente objeto de estudos e pesquisas a nível internacional por numerosos pesquisadores e universidades do mundo inteiro”, lê-se.

A mesma fonte recorda que “o Memória do Mundo” é uma iniciativa da UNESCO visando a salvaguarda do património documental de valor mundial e assim contribuir ao acesso universal de arquivos e documentos que favorecem o diálogo e a compreensão mútua entre povos e culturas.

Na mesma nota, a Fundação Amílcar Cabral aproveita para agradecer a todos quantos apoiaram o processo e, particularmente o Comité Nacional para o Memória do Mundo, a Comissão Nacional para a UNESCO e a Missão permanente de Cabo Verde junto da UNESCO em Paris.

Além da candidatura dos escritos de Cabral ao programa Memória do Mundo, a fundação está a trabalhar nas comemorações do centenário do nascimento do seu patrono, cujo ponto alto vai ser em 12 de setembro de 2024.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,25 nov 2023 8:00

Editado porFretson Rocha  em  26 abr 2024 23:28