Neste concerto, Mário Marta estará no palco do CCCV acompanhado pelos músicos Jair de Pina, Dany Fonseca, Luciano Vasconcelos e Nanutu.
Mário Marta é um cantor e compositor cabo-verdiano, nascido na Guiné-Bissau e criado em São Vicente. O artista cresceu literalmente a cantar, rodeado de música e fortemente influenciado principalmente pela sua tia Eunice Marta e por artistas como o Bana, Zéze di Nha Reinalda, Tito Paris, Ildo Lobo, Titina e pela lendária Cesária Évora, com quem conviveu e cantou durante muitos anos, enquanto criança, na casa dos tios na cidade do Mindelo.
Desde cedo, participou em tocatinas familiares, tendo absorvido a riqueza da música cabo-verdiana e desenvolvido a sua identidade artística. Dono de uma poderosa e doce voz, combinada com um timbre vocal único, evidencia uma combinação natural de técnica com emoção, cativando o público com interpretações intensas e autênticas.
Iniciou a sua jornada musical fazendo coros, em estúdio, para inúmeros músicos e cantores africanos e portugueses, depois integrou o grupo gospel Shout, fundado por Sara Tavares e Dale Chapel, atuando ao lado de grandes nomes da música portuguesa.
Mais tarde, tornou-se artista da editora Broda Music e backing vocal de Djodje, acompanhando-o tanto em estúdio como em digressões mundiais.
A sua carreira a solo começou em 2019, destacando-se com os singles "Kriol" e "Aguenta" (com Lura), sendo este último premiado nos International Portuguese Music Awards (IPMA).
O seu álbum de estreia, "Ser de Luz", conquistou seis pré-nomeações, quatro nomeações e três prémios nos Cabo Verde Music Awards (CVMA).
Mário Marta marcou presença em importantes festivais, como o Morna Fest, Atlantic Music Expo, Festival do Marquês, a Noite Branca (cidade da Praia) “Over the Boarder” em Bona, O Sol da Caparica e o Festival de Verão na Gulbenkian, entre outros muitos outros eventos de relevância.
Em 2018, integrou o projecto "Morna Explicada" promovido pela Any Delgado, promovendo este género musical além-fronteiras. Em 2022, lançou corajosamente, em meio à pandemia e com muito sucesso o seu CD “Ser de Luz”, no Auditório Nacional, na cidade da Praia.
Em 2024, colaborou com a cantora baiana Midda Borges e participou e vem marcando presença ativa no festival Afrika Aki e no projeto Vozes de Cabo Verde. Com um estilo que funde tradição e inovação, continua a emocionar e encantar públicos dentro e fora de Cabo Verde.
Sobre o projeto Kriolo Sounds – Cada nota, Uma Estória:
“Kriolo Sounds – Cada Nota, Uma Estória” é um projecto musical do CCCV que tem como finalidade apoiar artistas de Cabo Verde e dos restantes países da CPLP e dar a conhecer ao público a música destes países.
Mensalmente um artista faz uma apresentação intimista para uma pequena plateia. O artista não recebe cachê, mas o valor da entrada paga pelo público é-lhe entregue directamente, sem a intermediação ou intervenção de qualquer agência de representação.
A participação no “Kriolo Sounds” é feita por convite do CCCV dirigido directamente ao artista ou através de manifestação deste junto do CCCV.