Na região desportiva de Santiago Sul, a Académica da Praia, que na quinta-feira venceu o Bairro por 3-0, conquistou o campeonato regional nove anos depois, ao beneficiar de um empate (1-1) entre o Boavista e Eugénio Lima.
Em Santo Antão Norte, o Foguetões, que tinha vencido o Paulense no sábado, também se sagrou hoje campeão 'no sofá' e igualmente nove anos depois, após o Beira-Mar vencer o Santo Crucifixo por 2-1.
Estas duas equipas juntam-se ao Vulcânicos (Fogo), Académica (Porto Novo) e Sporting da Praia (campeão nacional) como equipas com presença garantida no campeonato nacional de futebol.
Falta ainda conhecer os campeões das regiões desportivas de São Vicente, São Nicolau, Sal, Boavista, Maio, Santiago Norte e Brava.
O campeonato nacional de futebol arranca em 7 de abril, no ano em que o campeão passará a ser decidido num único jogo, a ser disputado num estádio previamente sorteado.
O Grupo A da prova será composto pelos vencedores dos regionais da Boavista e de São Vicente, a Académica do Porto Novo e Académica da Praia.
No Grupo B já está o Foguetões, que espera pelas vencedoras na Brava, Santiago Norte e São Nicolau.
O Sporting da Praia, no Grupo C, inicia a defesa do título de campeão nacional em casa, frente ao vencedor da ilha do Maio, num grupo ainda com Vulcânico e o futuro campeão no Sal.