O Mindelense, equipa que liderava o grupo A, à entrada da última jornada, perdeu o comando a favor da Académica da Praia, ao empatar hoje a duas bolas na ilha da Boa Vista, ante o já eliminado Sal-Rei.
É que a Académica da Praia recebeu e venceu no Estádio da Várzea, Cidade da Praia, a Académica do Porto Novo por 2-1, arrebatando deste modo o comando do Grupo A.
Na Boa Vista, a formação encarnada da casa abriu o activo aos 52 minutos com golo de grande penalidade de Dany, o Mindelense deu a cambalhota com tentos de Larrys e Fredson, mas nos últimos minutos consentiu um empate (2-2) num golo de Henry.
Para as poules B e C, os campeões de Santo Antão Norte dos Foguetões e o Palmeira, campeão regional do Sal, carimbaram o passaporte para a semi-final desde a semana passada, como campeões dos grupos B e C, respectivamente.
Para o Grupo B, o Scorpions Vermelho de Santa Cruz fechou o campeonato no seu reduto impondo uma vitória de 2-0 ao Foguetões (Santo Antão Norte), enquanto Belorizonte de São Nicolau foi a Brava golear o Morabeza por 4-0.
Para o Grupo C, as equipas do Vulcânico e Barreirense do Maio empataram-se na ilha do Fogo a 1-1, enquanto o Sporting vencera no Sábado, na Várzea, Palmeira do Sal por 2-1.
O sorteio para os jogos das meias-finais que se realizam a duas mãos, entre 19 e 26 do corrente, realiza-se às 10:00 desta segunda-feira, na sede da Federação Cabo-verdiana de Futebol, assim como a rifa para a Taça Cabo Verde.
Classificação final da primeira fase:
Grupo A: Académica da Praia, 11 pontos, Mindelense 10, Académica Porto Novo 08 e Sal-Rei, 02.
Grupo B: Foguetões, 11 pontos, Scorpions e Belorizonte (09) e Morabeza, 03 pontos.
Grupo C: Palmeira (10), Vulcânico e Sporting da Praia, 08 e Barreirense, 06 pontos.