Segundo uma nota do Comité Olímpico Cabo-verdiano, Maria Andrade vai partilhar a sua experiencia como atleta e a sua luta para chegar aos Jogos Olímpicos de Tokio 2020.
Este workshop que tem como finalidade criar nas crianças o espírito de equipa, a perseverança, a capacidade de comunicação e a criatividade e está enquadrado no programa “Share the Dream 2020”, numa parceria entre a empresa Panasonic e o YCM program, com vista levar ao país o espírito Olímpico, com os atletas que já estão na luta para chegar ao evento que acontece daqui a dois anos.
A atleta Maria Andrade nasceu na ilha de São Vicente, onde foi detectada como talento no Taekwondo. Zezinha, como é carinhosamente chamada, transitou para os Estados Unidos pelo seleccionador nacional, Joseph Pina, onde começou um treino de alto rendimento, que lhe rendeu, um ano e meio mais tarde, de forma surpreendente, a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.
Depois desta participação, a atleta beneficiou de uma bolsa de Solidariedade Olímpica, para continuar os treinos e tentar qualificar-se para os Jogos de Tokio.
De lembrar que a atleta olímpica de taekwondo está entre os 76 nomeados pelo Comité Olímpico Internacional (COI) como Jovem Inspirador de Novas Mudanças, desde Dezembro de 2017.