Atletismo, basquetebol 3×3, andebol de praia, vólei de praia, ténis de praia, futebol de praia, remo no mar, futebol freestyle, karaté kata, kitesurf e natação em águas abertas são as modalidades presentes naquele que é considerado o maior evento desportivo a ser realizado em Cabo Verde.
Cabo Verde vai competir nas onze modalidades destes Jogos Africanos de Praia, sendo que na primeira fase, que se prolonga até o dia 17, as selecções do arquipélago estarão em prova nas disciplinas de atletismo, andebol, ténis, remo, natação em águas abertas e freestyle, tanto em masculino como em feminino. Na segunda fase, de 17 a 23 de Junho, competirão nas modalidades de voley de praia, basquetebol e kite.
A delegação de Cabo Verde é constituída por cerca de 100 elementos, entre atletas (70), chefes de missão, treinadores, médicos, fisioterapeutas, roupeiros e staff.
Em comunicado enviado hoje pelo Gabinete de Comunicação e Imagem do Governo, o executivo considera que os I Jogos Africanos de Praia, pela sua dimensão continental e pela primeira vez no continente africano, vão colocar Cabo Verde na história do desporto africano e na rota internacional de realização de mega-eventos desportivos.
“O evento conta com forte engajamento do Governo, através do Ministério do Desporto na sua materialização que promete ser um marco decisivo na consolidação da visão deste Executivo, de transformar Cabo Verde num palco internacional apelativo a grandes eventos desportivos internacionais”, lê-se.