Esta convicção foi manifestada por João Costa Alegre no final da sua visita de trabalho à ilha do Sal, onde se inteirou das condições para a prática da competição na praia de Santa Maria, e nas unidades hoteleiras do grupo Meliá, que deverá ser o alojamento das delegações.
O vice-presidente da ACNOA reuniu-se, na ocasião o presidente da Câmara Municipal do Sal, Júlio Lopes.
Costa Alegre, que acumula as funções do ACNOA com as do presidente do Comité Olímpico de São Tomé e Príncipe, mostrou-se “satisfeito” com o nível com que Cabo Verde está a trabalhar para preparar os primeiros Jogos Africanos de praia, de tal forma que venham a ser “uma referência” junto dos outros países que poderão no futuro acolher o evento.
O representante da ACNOA esteve na ilha do Sal acompanhado pelo conselho directivo da Comissão Organizadora dos Jogos Africanos de Praia (COJAP), constituída por Filomena Fortes (presidente) e pelos vogais Maximilian Stipanov e Pedro Moeda (não executivo).
Os I Jogos Africanos de praia serão realizados na praia de Santa Maria, na ilha do Sal e, segundo a organização, contarão com a participação de atletas de 54 países de África para um total de 19 modalidades de praia.
Cabo Verde ganhou a candidatura para organizar os I Jogos Africanos de Praia durante a 17ª sessão ordinária da assembleia-geral, realizada em Maio do ano transacto, em Djibuti.