A presidente da COJAP, Filomena Fortes, explicou que a proposta da música ou hino oficial da competição, que vai decorrer de 14 a 23 de Junho, deverá ser cantada em inglês, maioritariamente, mas poderá ter também passagens em francês e português, e o refrão em crioulo.
A música deverá ser interpretada por um dueto, constituído por uma mulher e um homem.
“Decidimos que seria necessário criar uma música oficial que traduzisse as mensagens deste evento: mobilização e engajamento do continente africano, motivação, dinâmica, superação e competição física internacional, uma nova oportunidade para o continente africano e para os desportos que vão estar em destaque”, referiu.
“E é neste sentido que anunciamos hoje esta intenção de receber propostas abertas dos nossos artistas nacionais”, concretizou.
“A música seleccionada será aquela que melhor interprete a mensagem dos jogos e tenha uma interacção de engajamento dos ouvintes para este evento”, esclareceu Filomena Fortes.
O portal Sapo vai permitir fazer o upload das propostas e completar todos os passos de inscrição. O serviço estará disponível a partir do dia 15 de Fevereiro. A divulgação do tema vencedor está marcada para o evento “03 months to go”, a ter lugar na ilha do Sal, no dia 17 de Março. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo email hinosal2019@sapo.cv.
“O dueto vencedor receberá o prémio de 500 mil escudos cabo-verdianos e passará também a representar a imagem promocional dos jogos, actuando em público no encerramento dos jogos com o tema vencedor, na ilha do Sal, com todas as despesas custeadas pelo Comité Organizador”, disse a presidente do comité organizador.
Os primeiros Jogos Africanos de Praia, na ilha do Sal, contarão com a participação de 54 países, 19 modalidades e cerca de 1800 atletas.