Cabo Verde defronta ilhas Caimão nas olimpíadas de xadrez

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,22 jul 2020 8:56

A selecção de Cabo Verde de xadrez inicia no sábado, 25, a sua participação nas Olimpíadas’2020 ‘online’ ante a congénere das ilhas Caimão em jogo da primeira ronda, prova organizada pela Federação Internacional de Xadrez.

Cabo Verde, segundo o sorteio da prova, está inserido no Grupo C, da divisão base, constituído ainda pelas selecções de Chipre, Mauritânia, Aruba, Líbia, Antígua e Barbudas, Haidi, Saint Luzia e Grenada.

Liderado pelo seleccionador e jogador Mariano Ortega, o combinado cabo-verdiano vai apresentar uma equipa composta ainda por José Carlos Vaz, Celia Rodriguez, Guevara Jussara Katlene, Iliano Silva, Loedi Gomes, Iura Miranda, Sidney Spinola, Laura Almeida, Carolina Carapinha, Jason Victor Cruz e Divania Spínola.

Cabo Verde já traçou como objectivo ficar entre os primeiros quatro primeiros classificados de forma a garantir a subida de divisão e passagem à fase seguinte.

A primeira ronda desta prova internacional, que envolve 163 países inscritos nesta mega competição ‘on-line’ da Federação Internacional de Xadrez, decorre de 25 a 27 do corrente.

De acordo com o regulamento oficial das Olimpíadas, cada equipa será composta por seis elementos, fazendo parte dela, obrigatoriamente, duas atletas femininas, e dois jogadores sub-20, um deste, obrigatoriamente feminino.

A competição decorrerá na plataforma da chess.com e em cada partida os jogadores dispõem de 15 minutos com cinco segundos de acréscimo por lance (15’+5’’), sendo que os quatro primeiros classificados do grupo, passarão à fase seguinte, ou seja, sobem à divisão quatro.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,22 jul 2020 8:56

Editado porAndre Amaral  em  4 mai 2021 23:21