O organizador, Rui Marques, refere que esta é uma aposta do governo na promoção do desporto junto dos mais novos.
“Amanhã a partir das 9h30, no estádio Nacional, vamos receber mais de duzentas crianças para participaram em pequenas provas, são actividades muito simples, que tem apenas o objectivo de colocar as crianças em contacto com o desporto, e depois gratificá-las com um kit e uma medalha para os vencedores” explica.
Rui Marques avança que, esta edição, vai contar com a participação de mais de 500 atletas e que, neste momento, estão em curso os últimos preparativos.
“Vamos ter uma participação de cerca de 130 atletas, duzentos caminheiros e 200 crianças, o que prevê uma participação superior a 500 participantes no total, e vamos ver se os vencedores das edições anteriores conseguem manter as suas posições. Como vocês sabem este é um circuito, e a pontuação acumulada vai gerando a classificação do evento, depois, a classificação do circuito. Vamos ver se os vencedores das provas anteriores conseguem manter. Temos também a primeira edição do Ultra Trail, que depois terá uma segunda [edição] em Santo Antão, e que também acarreta um novo nível de responsabilidade, uma distância mais exigente, mas as expectativas são as melhores”, avança.
A edição do Santiago Ultra Trail terá também a participação de atletas internacionais, nomeadamente Espanha e Portugal.
O Santiago Ultra Trail tem como parceiros estratégicos as Câmaras Municipais de São Lourenço dos Órgãos, Ribeira Grande, São Salvador de Mundo, São Domingos e Praia, sendo organizado pelo Instituto do Desporto e Juventude e a empresa In Totum.