Comité Olímpico Internacional recomenda a não participação de atletas e representantes russos e bielorussos

PorExpresso das Ilhas,28 fev 2022 14:20

O Conselho Executivo (CE) do Comité Olímpico Internacional (COI) anunciou hoje que recomenda que não seja permitida a participação atletas russo e bielorrussos em competições desportivas internacionais.

Num comunicado emitido hoje o Comité Olímpico Internacional voltou a acusar a Rússia e a Bielorussia de terem violado a Trégua Olímpica que foi decretada durante os Jogos Olímpicos de Inverno que, este ano, se realizam em Pequim.

Segundo o comunicado do COI a “actual guerra na Ucrânia, porém, coloca o Movimento Olímpico num dilema. Enquanto atletas da Rússia e Bielorrússia poderiam continuar a participar em eventos desportivos, muitos atletas da Ucrânia são impedidos de o fazer devido ao ataque ao seu país”.

Por isso, com o objectivo de “proteger a integridade das competições desportivas globais e para a segurança de todos os participantes, o COI EB recomenda que as Federações Desportivas Internacionais e os organizadores de eventos desportivos não convidem ou permitam a participação de atletas e oficiais russos e bielorussos em competições internacionais”.

Sempre que tal não seja possível a curto prazo, refere o mesmo comunicado, “por razões organizacionais ou legais, o EB do COI insta fortemente as Federações Desportivas Internacionais e os organizadores de eventos desportivos em todo o mundo a fazerem tudo o que estiver ao seu alcance para garantir que nenhum atleta ou funcionário desportivo da Rússia ou da Bielorrússia seja autorizado a participar sob o nome da Rússia ou da Bielorrússia. Nacionais russos ou bielorrussos, quer como indivíduos ou equipas, devem ser aceites apenas como atletas neutros ou equipas neutras. Nenhum símbolo nacional, cor, bandeira ou hino deve ser afixado”.

“O COI EB reafirma a sua total solidariedade com a Comunidade Olímpica Ucraniana. Eles estão nos nossos corações e pensamentos. A EB do COI compromete-se a continuar e reforçar os seus esforços de assistência humanitária. Por conseguinte, o COI EB estabeleceu hoje um fundo de solidariedade. Neste contexto, o COI expressa a sua gratidão aos Comités Olímpicos Nacionais (CON) e às Federações Desportivas Internacionais que já apoiam os atletas ucranianos e as suas famílias”, aponta ainda o COI.

Autoria:Expresso das Ilhas,28 fev 2022 14:20

Editado porAndre Amaral  em  15 nov 2022 23:29