Banco dos BRICS suspende transacções financeiras com a Rússia

PorExpresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2022 15:26

Aumenta o isolamento russo. O Banco do Novo Desenvolvimento, mais conhecido como o banco dos BRICS, anunciou a suspensão das operações na Rússia, um dos países que, juntamente com o Brasil, Índia, África do Sul e China, compõem os chamados BRICS.

"O banco do Novo Desenvolvimento [New Development Bank – NDB] aplica princípios sãos em todas as suas operações, conforme exposto nos Artigos de Princípio", lê-se numa declaração de três linhas colocada no site do banco.

"À luz das incertezas e restrições em curso, o NDB suspendeu as novas transações na Rússia", refere a mesma nota.

A declaração, consultada pela Lusa e com data de quinta-feira, 3 de março, acrescenta ainda que "o NDB vai continuar a operar os seus negócios em conformidade total com os mais altos padrões de compliance [cumprimentos dos regulamentos e boas práticas] enquanto instituição internacional".

A sigla BRIC foi apresentada pela primeira vez por Jim O’Neil, no estudo de 2001 Building Better Global Economic BRIC, sendo acrescentada a África do Sul em 2010, mudando a sigla para BRICS.

Este grupo de cinco países representa cerca de 25% da riqueza mundial e entre 2003 e 2007 foi responsável por 65% do crescimento mundial, embora as trajectórias de crescimento muito diferentes desde então tenham levado a agência de notação financeira Standard & Poor’s, em 2019, a dizer que o acrónimo já não faz sentido.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,8 mar 2022 15:26

Editado porAndre Amaral  em  23 nov 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.