Mercados financeiros em queda, preço do petróleo dispara

PorExpresso das Ilhas,24 fev 2022 8:55

Os preços do petróleo dispararam acima dos 100 dólares por barril pela primeira vez desde 2014, os mercados bolsistas caíram e o rublo sofreu uma quebra recorde esta quinta-feira depois do Presidente russo Vladimir Putin ter lançado uma invasão da Ucrânia.

Segundo a Reuters os mercados internacionais “exibiram todas as reacções previsíveis” depois do início da invasão russa da Ucrânia.

A Reuters aponta que os principais mercados bolsistas europeus abriram com quebras entre os 2,5% e os 4%.

Putin disse ter autorizado aquilo a que chamou uma operação militar especial e o governo da Ucrânia acusou Moscovo de lançar uma invasão em grande escala.

Os Estados Unidos e os seus aliados anunciaram que vão impor "sanções severas" à Rússia após os ataques, disse o Presidente dos Estados Unidos Joe Biden. Os líderes europeus disseram que congelariam activos e afastariam os bancos russos dos seus mercados financeiros.

Entretanto, aponta a Reuters, os mercados russo e ucraniano entraram em queda livre.

O rublo enfraqueceu quase 7% para um valor sem precedentes de 86,98 rublos por dólar e a bolsa de Moscovo registou uma queda superior a 10%. O banco central russo ordenou então uma proibição das vendas a descoberto e dos mercados de balcão até nova ordem.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,24 fev 2022 8:55

Editado porAndre Amaral  em  11 nov 2022 23:27

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.