Em partida realizada no Scandinavum Arena, na cidade sueca de Gotemburgo, Cabo Verde terminou primeira parte a perder por 19 – 8, mas na etapa complementar deu uma réplica ante aos anfitriões e vice-campeões do mundo e acabou por perder por uma diferença de sete golos (34-27).
Apesar da derrota, Cabo Verde já garantiu a presença na próxima fase da competição, uma vez que no outro jogo do grupo o Brasil venceu o Uruguai por 35-24.
Cabo Verde, que na próxima segunda-feira,16, defronta o Brasil, mesmo que perca este jogo garante, pelo menos, o terceiro lugar do grupo, uma vez que tem vitória sobre o Uruguai (só pode chegar a dois pontos) que na derradeira jornada vai defrontar a Suécia.
Na classificação deste grupo C, a Suécia lidera com quatro pontos, seguido do Brasil e Cabo Verde, ambas com dois pontos, e Uruguai sem qualquer ponto.
O adversário da selecção nacional na próxima fase sai do grupo D, onde estão os combinados de Portugal, Hungria, Correia do Sul e Islândia.
No jogo de estreia neste mundial, os Tubarões Azuis, nome pela qual é conhecida a selecção cabo-verdiana, venceu o Uruguai por 33-25, conseguindo a sua primeira vitória de sempre numa fase final do Mundial da modalidade.
Cabo Verde inscreveu assim o seu nome na lista dos vencedores, deste Mundial que decorre na Suécia e Polónia.
A Federação Cabo-verdiana de Andebol já definiu como a primeira prioridade desta participação cabo-verdiana a passagem à segunda fase.
O 28º Campeonato do Mundo de andebol decorre de 12 a 29 de Janeiro, na Polónia e Suécia, e conta com a participação de 32 selecções, sendo a Dinamarca a actual campeã em título.
De acordo com a Federação Internacional de Andebol, passa para a segunda fase da competição, os três primeiros de cada grupo, sendo que os quartos classificados vão disputar a Taça Presidente.
Se as equipas permanecerem em igualdade pontual, esclarece a mesma fonte, o desempate é feito tendo em conta o resultado directo ente as equipas empatadas.
Divisão dos grupos:
Grupo A: Espanha, Montenegro, Chile e Irão.
Grupo B: França, Polónia, Arabia Saudita e Eslovénia
Grupo C: Suécia, Brasil, Cabo Verde e Uruguai
Grupo D: Islândia, Portugal, Hungria e República Tcheca
Grupo E: Alemanha, Qatar, Servia e Argélia
Grupo F: Noruega, Macedónia do Norte, Argentina e Holanda
Grupo G: Egipto, Croácia, Marrocos e Estados Unidos da América
Grupo H: Dinamarca, Bélgica, Bahraim e Tunísia