BCV ainda não sabe qual dos bancos a CGD quer vender

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,17 set 2018 14:46

​O governador do Banco de Cabo Verde (BCV) adiantou hoje que a instituição ainda “não recebeu qualquer pedido de autorização” do Grupo Caixa Geral de Depósitos (CGD) para alienação da sua participação nos bancos cabo-verdianos, nos quais tem participação.

A CGD tem participação maioritária no Banco Comercial do Atlântico (BCA) com 52,65% das acções e também no Banco Interatlântico (BI), em que detém cerca de 70% do capital.

No passado mês de Agosto, o presidente da Caixa Geral de Depósitos, Paulo Macedo, citado pela Agência Lusa, confirmou, em Lisboa, que essa instituição financeira portuguesa vai alienar uma das instituições financeiras que tem em Cabo Verde.

Questionado sobre esse assunto, governador do BCV, João Serra, disse que num mercado livre e num país democrático como Cabo Verde os accionistas são livres para o que bem entenderem dentro do quadro legal existente, salientando, contudo, que a última palavra cabe ao BCV, enquanto regulador do sistema financeiro cabo-verdiano.

“Naturalmente, que há algumas regras que devem ser observadas, mas os accionistas de uma forma geral são livres, para fazer o que bem entenderem, dentro do quadro legal existente, com as suas participações nas sociedades”, disse.

A CGD quer vender um dos dois bancos que tem em Cabo Verde, para diminuir a sua operação no país, contudo ainda não foi divulgado qual dos bancos, se BCA ou BI.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,17 set 2018 14:46

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  9 jun 2019 23:22

pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.