Jorge Santos abre a Ocean Week e coloca o foco na sustentabilidade

PorLourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 nov 2018 13:38

​O presidente da Assembleia Nacional defende a necessidade de Cabo Verde trabalhar de forma contínua na protecção e preservação dos ecossistemas marinhos. Jorge Santos, que presidia à cerimónia de abertura da Ocean Week, que decorre a partir de hoje no Mindelo, sublinha que o desenvolvimento económico e a segurança alimentar do país estão condicionados à forma como lidamos com o mar.

“Do território nacional, cerca de 99% são águas, ou seja somos um país do mar, e essa parte do território precisa de ser vigiada, protegida e explorada de forma sustentável. A eficiente unificação do território imerso só é possível pela via marítima. Parte fundamental da nossa economia, de hoje, está assente no oceano, nomeadamente as pescas, turismo, transportes, reparação naval, a actividade portuária. A nossa segurança alimentar está fortemente condicionada pelos recursos que retiramos dos nossos mares”, afirma.

O chefe da casa parlamentar alerta que os objectivos económicos, no sector da economia marítima, devem ser acompanhados do reforço da capacidade científica, melhor conservação das zonas costeiras, e prevenção da exploração excessiva dos recursos da pesca.

“Entendemos ser vital para o nosso país não só explorar mas também preservar e proteger o oceano, como fonte de sobrevivência e viabilidade económica e ambiental nacionais”, sublinha.

Cabo Verde tem de saber procurar as parcerias certas, defende.

A Ocean Week começou hoje, no Mindelo, e prolonga-se até dia 23.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Lourdes Fortes, Rádio Morabeza,19 nov 2018 13:38

Editado pormaria Fortes  em  8 ago 2019 23:22

pub.
pub.
pub.
pub.
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.