​“País continua com grandes constrangimentos em termos das ligações marítimas” – José Luís Neves

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,24 jan 2019 8:14

1

José Luís Neves
José Luís Neves

O secretário-geral da Câmara de Comércio de Sotavento (CCS) alerta que se os problemas dos transportes não forem definitivamente resolvidos, os empresários cabo-verdianos vão continuar a ter dificuldades em viabilizar os seus negócios e investimentos.

José Luís Neves, em entrevista à Inforpress, aponta a questão dos transportes como um dos aspectos menos conseguidos em 2018.

“O país continua com grandes constrangimentos em termos das ligações marítimas, apesar de todas as medidas anunciadas e implementadas para a reestruturação do sector”, diz.

José Luís Neves explica que o problema dos transportes acaba por agravar um outro, relacionado com a dimensão do mercado. Neste sentido, salienta que os transportes aéreos e marítimos “são fundamentais” para garantir a conectividade e a unificação do mercado.

“Se nós não conseguirmos resolver definitivamente este problema vamos ter muitos constrangimentos e dificuldades de viabilizar os negócios e os investimentos empresariais em Cabo Verde”, sustenta.

O secretário-geral da CCS reconhece como um dos maiores ganhos de 2018 o diálogo estreito com o Governo.

“Temos tido um diálogo estreito com o Governo em sede de Conselho de Concertação Social, mas também em sede da elaboração dos orçamentos do Estado. Temos tido a oportunidade de dialogar e fazer as nossas propostas para a melhoria do ambiente de negócios”, indica.

José Luís Neves chama a atenção para aquilo pode ser a perda de competitividade face aos principais concorrentes do país e cita como exemplos as perdas de posições no ranking de Doing Business e Índice Global de Competitividade.

Em 2019, para além da resolução dos problemas dos transportes, o secretário-geral da CCS espera que o ecossistema de financiamento que o Governo criou possa dar um contributo para a resolução de um dos grandes constrangimentos das empresas cabo-verdianas que é o acesso ao crédito.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,24 jan 2019 8:14

Editado porNuno Andrade Ferreira  em  15 out 2019 23:22

1

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.