Novembro de 2019 regista aumento de produtos importados em 1,3%

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,23 dez 2019 12:01

Os preços dos produtos importados aumentaram 1,3 por cento (%), em Novembro de 2019, valor superior em 0,6 pontos percentuais (p.p.) face ao registado no mês anterior.

De acordo com informações avançadas pelo Instituto Nacional de Estatística, a taxa de variação mensal registada pelo Índice de Termos de Troca foi de -1,2%, valor inferior em 0,7 p.p. face ao registado no mês anterior.

Os índices subjacentes e voláteis na importação registaram acréscimos de 1,2% e 1,5%, respectivamente, face ao mês anterior.

Conforme a mesma fonte, os aumentos dos preços mais expressivos ocorreram nas seguintes categorias de grupos: “bens de consumo” (1,9%), justifica-se com a subida dos preços de “produtos alimentares primários” (1,3%), “bens intermédios” (3,4%), justifica-se, essencialmente, com a subida dos preços de “produtos transformados para a carpintaria” (15,2%) e “bens de capital” (3,8%), justificada pela subida de preços de “máquinas” (5,3%).

A diminuição de preço na categoria e “combustíveis” (-0,6%), justifica-se com a descida da única subcategoria denominada “Combustíveis” (-0,6%).

Relativamente ao índice de preços de exportação, no mês de Novembro de 2019, o índice de preço nas exportações situou-se em 101,0 correspondendo a um acréscimo de 0,1% face ao mês anterior.

O índice subjacente na exportação verificou um acréscimo de 0,2% e o volátil diminuiu 0,3% face ao mês anterior.

Em termos homólogos em Novembro de 2019, a taxa de variação homóloga do índice de preço das exportações situou-se em -5,9%.

Comparativamente ao mesmo mês em 2018, os índices subjacentes e volátil na exportação verificaram decréscimos de 6,0% e 5,5%, respectivamente.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,23 dez 2019 12:01

Editado porSara Almeida  em  14 set 2020 23:21