Cabo Verde já mobilizou cerca de meio milhão de euros devido às chuvas de 12 de Setembro

PorSheilla Ribeiro,23 out 2020 11:54

O ministro dos Negócios Estrangeiros e Comunidades, Luís Filipe Tavares, avançou hoje que o país já mobilizou cerca de meio milhão de euros na sequência das chuvas que afectaram a cidade da Praia a 12 de Setembro.

O governante falava à imprensa, depois da assinatura de um protocolo relativo ao apoio extraordinário de Portugal, que irá disponibilizar uma verba de 150 mil euros no quadro dos prejuízos causados pelas inundações e cheias.

“Nós conseguimos mobilizar, até agora, por causa das chuvas de 12 Setembro, qualquer coisa como meio milhão de euros, graças a participação de vários parceiros. Nós queríamos hoje enaltecer a solidariedade do governo português”, afirmou, enaltecendo Portugal que, conforme disse, tem apoiado Cabo Verde em várias frentes.

Luís Felipe Tavares informou ainda que Cabo Verde se está a preparar para discutir com Portugal uma agenda de modo a ver como pode reforçar a parceria com a União Europeia (EU). Isto porque, especificou, sempre que Portugal está na presidência da UE , o país dá um passo em frente nesta parceria.

Por sua vez, o embaixador de Portugal em Cabo Verde, António Moniz, referiu que se trata de um primeiro apoio mas que não estará excluída também uma participação de Portugal no que respeita a obras de reconstrução.

“Eu queria sublinhar que é por mais que visível que cada vez que Cabo Verde sofre, Portugal também sofre, isso tem sido patente ao longo da história dos dois países. Recordo-me quando foi das erupções vulcânicas há uns anos, Portugal de imediato mostrou uma grande solidariedade e enviou apoio para Cabo Verde. Tem sido o caso durante o período de seca, tem sido o caso agora neste período de combate a COVID-19”,mencionou.

Recorde-se que o governo noticiou que os estragados causados pelas chuvas na capital, estão avaliados em aproximadamente 258 mil contos que seriam disponibilizados pelo executivo. Nesse sentido, segundo Elísio Freire, o governo irá intervir a nível do Orçamento do Estado e haverá uma parte que virá de parcerias internacionais.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Sheilla Ribeiro,23 out 2020 11:54

Editado porAndre Amaral  em  24 out 2020 9:19

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.