OPEP+ mantém aumento modesto da produção de petróleo

PorExpresso das Ilhas, Lusa,4 out 2021 16:25

Os membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e os seus aliados decidiram hoje continuar a sua estratégia de aumentar modestamente a produção, ignorando os apelos para um aumento mais significativo.

"Tendo em conta os actuais fundamentos do mercado petrolífero (...), a OPEP+ confirmou o ajustamento da produção global mensal com um aumento de 400.000 barris por dia para o mês de Novembro", anunciou o cartel em comunicado, após uma reunião realizada por videoconferência.

Os 23 membros da aliança não parecem ter pressa em retomar os níveis de produção registados antes da pandemia, o que tem levado a um aumento dos preços, numa altura em que as economias ainda estão fragilizadas pela crise causada pela covid-19.

Os mercados, que esperavam uma aceleração do ritmo, reagiram a esta decisão com uma forte subida. Os preços do petróleo WTI (de referência nos Estados Unidos) e do Brent do mar do Norte (de referência na Europa) subiram temporariamente mais de 3%, atingindo 78,38 dólares e 82 dólares, respectivamente.

Estes níveis são os mais altos registados desde Novembro de 2014 e Novembro de 2018, respectivamente.

Os membros da aliança OPEP+ têm uma nova reunião sobre a produção no dia 04 de Novembro.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Lusa,4 out 2021 16:25

Editado porAndre Amaral  em  9 jul 2022 23:28

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.