OPEP+ aumenta produção diária de petróleo

PorExpresso das Ilhas,2 jun 2022 14:19

Grupo aumentará produção em 648.000 barris por dia em Julho e Agosto. A proposta surge perante a pressão dos EUA para ajudar a aliviar os preços.

A OPEP+ concordou em aumentar o abastecimento de petróleo em cerca de 50%, num acordo que manteve a Rússia no centro do cartel, ao mesmo tempo que se mantinha atenta à pressão dos grandes consumidores, incluindo os EUA.

Segundo relata a Bloomberg os ministros dos países OPEP+ aprovaram aumentos de produção de 648.000 barris por dia de petróleo para Julho e Agosto, acima dos recentes aumentos mensais de 432.000 barris por dia. Moscovo deu o seu total apoio ao plano e as conversações foram concluídas em apenas 11 minutos, disseram os delegados, pedindo para não serem nomeados porque a informação era privada.

O petróleo tinha caído antes da reunião sobre relatórios de que a Arábia Saudita e outros membros estavam preparados para preencher a lacuna no mercado criada pelas sanções ocidentais ao petróleo russo, ou mesmo retirar o país do sistema de quotas da OPEP+ por completo.

O acordo alcançado hoje "é uma pequena alteração" ao acordo existente da OPEP+, disse Bill Farren-Price, um director da Enverus Intelligence Research citado pela Bloomberg. "Mas é um aceno de cabeça para o fim deste ano, quando as sanções da UE contra a Rússia começam a ter impacto".

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas,2 jun 2022 14:19

Editado porAndre Amaral  em  16 fev 2023 23:28

pub.

pub.

pub
pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.