Governo diz que Cabo Verde Airlines precisa de “dinheiro fresco” mas não avança montante a ser avalizado

PorExpresso das Ilhas, Inforpress,11 jan 2022 7:51

O ministro do Turismo e Transportes, Carlos Santos, considerou esta segunda-feira que a Cabo Verde Airlines precisa de “dinheiro fresco”, “de injecção de liquidez”, para fazer face às despesas, mas não avançou o montante a ser avalizado pelo Governo.

Segundo o ministro, que falava em entrevista à Inforpress, a Cabo Verde Airlines para reiniciar as suas actividades deverá necessitar de injecção de liquidez, ou seja, terá que ir à banca, o que neste momento, conforme sublinhou, parece ser a opção mais ajustada para poder ter “dinheiro fresco” e fazer face às despesas, uma vez que o mercado está ainda “muito tímido”.

“Numa primeira fase, num primeiro ano, não se vislumbra que a TACV tenha equilíbrio financeiro a nível das suas operações financeiras, e nós temos indicações para o conselho de administração fazer os contactos com a banca nacional, à procura de fundos para esse efeito”, apontou o governante, referindo que assim que houver essa informação sobre a negociação com a banca, o Governo terá que analisar a forma de apoio a nível das garantias.

Não estando ainda na posse dos valores previstos, Carlos Santos entende, entretanto, que muito provavelmente a banca irá solicitar o aval, devendo o Governo “socorrer” a empresa neste sentido, à semelhança daquilo que está a acontecer com a Lufthansa, com a TAP, em que os governos tiveram que amparar estas companhias.

“Aliás, é o apelo da própria IATA, que é o organismo internacional, da ICAO, para os governos apoiarem nesta fase crítica as suas companhias, daí que o Governo vai ter que socorrer, mas os valores não estão ainda definidos. Muito brevemente a companhia deverá informar sobre isso”, concluiu, reiterando, porém, que neste momento o Governo tem que apoiar a companhia nacional para poder reiniciar as suas actividades.

Concorda? Discorda? Dê-nos a sua opinião. Comente ou partilhe este artigo.

Autoria:Expresso das Ilhas, Inforpress,11 jan 2022 7:51

Editado porAndre Amaral  em  16 jan 2022 8:19

pub.

pub.

Últimas no site

    Últimas na secção

      Populares na secção

        Populares no site

          pub.