Novo PEDS vai “aproveitar melhor as potencialidades que temos em Cabo Verde”

PorAndre Amaral,19 fev 2022 6:11

Governo apresentou nova versão do Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável (PEDS). Ao Expresso das Ilhas o Director Nacional de Planeamento aponta quais são os eixos centrais deste que já é conhecido como PEDS II.

Programa Estratégico de Desenvolvimento Sustentável vai ter uma nova versão.

“Na verdade, não vamos ter muitas mudanças”, aponta Gilson Pina, Director Nacional de Planeamento, sobre quais as grandes mudanças entre o PEDS que o governo apresentou na semana passada e o anterior.

“A grande diferença é a abordagem que vamos dar aos novos conceitos e também aproveitar melhor as potencialidades que temos em Cabo Verde”, acrescentou em conversa com o Expresso das Ilhas.

No fundo, com este novo PEDS que o governo apresentou “não vai haver grandes mudanças” relativamente ao plano anterior. “O objectivo é dar continuidade”, assegura Gilson Pina.

“Desta vez o conceito do PEDS vai ser alterado. Antes fazíamos do geral e avançávamos para o particular em cada ilha. Desta vez vamos ver que especialização cada ilha tem e vamos elaborar um programa focado em cada ilha tendo em conta o nosso objectivo estratégico”, aponta.

Assim, cada área estratégica do novo PEDS vai ter em conta a potencialidade de cada ilha de forma individual pondo “o foco em cada sector”.

Uma outra abordagem que o governo quer dar ao PEDS é “o foco no capital humano” e também na interligação entre os diversos sectores da economia nacional.

A economia azul vai ser, assegurou o Director Nacional de Planeamento, uma das apostas fortes deste programa assim como a economia digital.

“Em termos de planeamento estratégico, nós também vamos tentar colocar o foco naquilo que nós temos aqui em Cabo Verde para potencializar o desenvolvimento sustentável do país”, refere Gilson Pina.

Mas há uma outra vertente que este dirigente do Ministério das Finanças considera importante e que se prende com a diáspora e em como o processo de desenvolvimento “impacta a dinâmica da nossa diáspora, mas da mesma forma como é que essa dinâmica vai trazer outro ritmo para o processo de desenvolvimento do país”.

Desenvolvimento inclusivo de Cabo Verde

Na semana passada, durante a apresentação do que já é chamado de PEDS II, o ministro das Finanças, Olavo Correia, defendeu que o novo planeamento para a economia cabo-verdiana deve ser um mecanismo central da acção governativa e também um elemento do diálogo com todos os intervenientes de desenvolvimento do País.

Segundo o ministro, o governo tem a ambição de “até 2026, fazer de Cabo Verde uma democracia avançada, uma economia dinâmica, digitalizada e diversificada, uma nação inclusiva, integrada na CEDEAO com prosperidade partilhada com elevado prestígio na sociedade internacional e de referência e de orgulho para todos no país, na diáspora e dos seus parceiros”.

O ciclo de planeamento, explicou Olavo Correia, vai assentar na especialização económica das ilhas, valorizar os seus activos, permitindo um crescimento económico que possa garantir o desenvolvimento inclusivo de Cabo Verde, contribuindo, dessa forma, para a erradicação da pobreza extrema, a redução da pobreza absoluta e a redução das assimetrias regionais reforçando necessariamente a coesão territorial e social.

Olavo Correia defendeu igualmente que o Governo quer cumprir vários objectivos estratégicos nomeadamente garantir a recuperação económica, a consolidação orçamental, o crescimento sustentável, promover a diversificação da economia cabo-verdiana e construir uma economia de circulação localizada no atlântico médio.

Por outro lado, promover o desenvolvimento social pelo capital humano, inclusão, mobilidade, redução das desigualdades e pela erradicação da pobreza extrema, mas também pela promoção a todo o tempo da igualdade de género.

Descentralizar

Na mesma linha, o Governo quer continuar a promover a descentralização o desenvolvimento regional, a convergência com coesão territorial, a qualidade e a sustentabilidade urbanas, a sustentabilidade ambiental, a acção climática e a resiliência, valorizar a biodiversidade e apostar nas pessoas e nos jovens, nas empresas no ambiente, mas também no território.

Segundo Olavo Correia, os conceitos como a especialização económica, planos estratégicos municipais, a avaliação ambiental, a abordagem de gestão de riscos a ciência assim como a valorização dos recursos estará no centro das atenções e ganharão relevância acrescida com o PEDS II.

O PEDS 2022/2026 terá como foco a erradicação da pobreza extrema e a redução da pobreza absoluta, a aposta nos jovens como futuro de Cabo Verde, a diversificação da economia, tornar o país inclusivo e social, seguro, com justiça efectiva, a melhoria da qualidade das cidades e vilas, a promoção da coesão territorial e a boa governança.

*com Inforpress

Texto originalmente publicado na edição impressa do Expresso das Ilhas nº 1055 de 16 de Fevereiro de 2022.

Autoria:Andre Amaral,19 fev 2022 6:11

Editado porFretson Rocha  em  6 nov 2022 23:27