​Actuais preços dos combustíveis tornam inevitáveis aumentos de tarifas nos transportes públicos - operadores

PorFretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mar 2022 11:50

(São Vicente)
(São Vicente)Fretson Rocha

Os transportes públicos em São Vicente perspectivam o aumento das tarifas face à subida dos preços dos combustíveis. Autocarros, hiacistas e taxistas dizem, em entrevista à Rádio Morabeza, que já não conseguem aguentar o impacto dos sucessivos aumentos da gasolina e do gasóleo.

Luis Gonzaga, presidente do conselho de administração da Transcor, a maior empresa de transporte colectivo urbano públicos da ilha, já fez as contas e diz que o aumento de 8$00 por cada litro de gasóleo representa um aumento mensal de consumo de combustível de cerca de 600 contos.

“Os combustíveis representam 70% dos gastos de exploração. Mas eu diria mais: estamos preocupados também com a invasão da Ucrânia, pelo que a situação vai ser ainda mais difícil nos próximos tempos. Portanto, aqui não são só os combustíveis. Tudo está a aumentar. As nossas peças já estão a chegar aqui muito mais caras devido ao aumento do transporte internacional por causa do aumento dos combustíveis, pelo que nós não vislumbramos dias fáceis”, aponta, em declarações à Rádio Morabeza.

Perante este cenário, Luis Gonzaga alerta para a necessidade de actualizar o preço dos bilhetes – actualmente nos 40$00- uma medida que depende da Agência Reguladora Multissectorial da Economia. A última actualização foi feita em 2019/2020.

“Já há uma necessidade de revisão e penso que a ARME, neste momento, já deve ter uma proposta concreta para actualização das tarifas para o ano de 2022. Para nós, essa actualização seria já no dia 1 de Janeiro, porque os combustíveis vêm aumentando drasticamente”, diz.

Perante a situação, Luis Gonzaga diz que os investimentos previstos, nomeadamente a reorganização de algumas linhas de autocarro e criação da linha do Lazareto, vão ficar em “banho-maria”.

Também os taxistas consideram que a situação está complicada, os profissionais não conseguem suportar os custos e já avançaram com o pedido de revisão das tarifas.

O presidente da Associação dos Taxistas de São Vicente, Belarmino Lima, diz que o pedido foi entregue à Câmara Municipal.

“Estávamos a aguentar, principalmente por causa da situação pandémica, mas já não conseguimos mais, porque os preços dos combustíveis estão sempre a subir. Vamos ter que aumentar o preço, pelo menos em alguns trajectos. Se não aumentarmos o preço do frete vamos ficar prejudicados, pelo que o pedido já foi entregue à Câmara Municipal”, realça.

Do lado dos hiacistas, Félix Rocha diz que os sucessivos agravamentos dos preços dos combustíveis têm sido suportados pelos proprietários e pelos próprios condutores. O responsável também pensa em aumentar as tarifas – a última actualização aconteceu em 2009 - mas lembra que o salário das pessoas mantém-se o mesmo.

“Mas vamos ter que aumentar o frete, porque chegámos ao nosso máximo. Estamos a aguentar há muitos anos”, diz.

Os combustíveis estão mais caros desde esta terça-feira, 1 de março, à excepção do gás butano e do Fuelóleo 380 que tiveram reduções de 0,84% e 1,46%, respectivamente.

Os novos preços dos combustíveis para o mês de Março correspondem a um acréscimo médio de 4,24%. De acordo com a Agência Reguladora Multissectorial da Economia, o preço da gasolina sobe 11$90, isso significa que um litro de gasolina custa agora 159$10. Também o gasóleo fica 8$00 mais caro, sendo que um litro do combustível passou a ser vendido por 128$08.

Autoria:Fretson Rocha, Rádio Morabeza,2 mar 2022 11:50

Editado porSara Almeida  em  17 nov 2022 23:27